Celular por assinatura pode sair dois terços mais barato do que novo
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Encontrar um smartphone de ponta e com valor acessível não costuma ser tarefa simples. Entre as parcelas da compra e a necessária cotação de seguro, o valor costuma pesar no bolso do consumidor. Mas essa é uma situação que começa a mudar com a consolidação do conceito Phone as a Service. Isso porque a contratação de um celular por assinatura pode sair quase dois terços mais barata do que o valor de um novo. É o que aponta um levantamento da Leapfone.
Para título de comparação, o Xiaomi Poco X3 Pro 128 GB sai por R$ 2.528,58 na compra parcelada em 12 vezes nas lojas virtuais da Casas Bahia e Americanas. Já o seguro de um ano contra roubo, furto e quebra oferecido pela plataforma Bem Mais Seguro é de R$ 575,40. Assim, o valor pago pelo consumidor seria de R$ 3.103,98.
Na Leapfone, o mesmo smartphone, já com seguro incluso e na modalidade por assinatura Smart, que oferece acesso a aparelhos seminovos, custa R$ 1.188 por ano – ou 12 parcelas de R$ 99 por mês. É o equivalente a 38% do valor total praticado no varejo.
A situação é similar em aparelhos considerados top de linha. O iPhone 12 64 GB, por exemplo, tem preço médio de R$ 5.782,56 na compra parcelada em 12 vezes nos sites de Americanas e Magazine Luiza. Além disso, o seguro de um ano é cotado em R$ 1.036,20 no Bem Mais Seguro. No total, o valor final para o consumidor seria de R$ 6.818,76.
Na opção de celular por assinatura oferecida pela Leapfone, por sua vez, o mesmo aparelho, novamente com seguro incluso, custa R$ 3.468 no plano Smart – ou 12 parcelas de R$ 289. O desembolso anual é 51% mais barato do que o pago no varejo.
Os valores foram cotados em 11 de março e levou-se em conta os preços mais acessíveis nas compras parceladas das principais marcas do varejo. Variações podem ocorrer de acordo com a dinâmica do e-commerce, como promoções, estratégias de precificação e valores diferenciados para pagamento à vista.
É válido destacar que, após 30 meses com o mesmo celular por assinatura, o consumidor tem duas opções: ficar com o aparelho ou mudar de smartphone. Se a pessoa escolher a primeira alternativa, há apenas o valor simbólico de R$ 1 para formalizar a venda. No segundo caso, ela recebe um desconto na próxima mensalidade.
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