Home
Tecnologia
Como a tecnologia promete revolucionar os esportes
Tecnologia

Como a tecnologia promete revolucionar os esportes

publisherLogo
33giga
06/07/2022 18h54
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15083839/original/open-uri20220707-23-ghoty0?1657188272
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A tecnologia está, cada vez mais, fazendo parte das tarefas diárias. Logo, faz todo sentido que também tenha impacto direto nos esportes e até no jeito de assisti-los. Inovações surgem com regularidade como forma de melhorar a experiência de quem está consumindo e até com o intuito de garantir a integridade esportiva.

Em uma fase em que as próprias operadoras de apostas, com destaque para a Sportingbet, estão investindo também em uma experiência muito mais rica e diversificada para seus usuários, o mesmo está acontecendo com as principais ligas e campeonatos. Sendo assim, conheça as tecnologias que, apesar de serem bastante recentes, já estão tendo um impacto gigante em diferentes esportes, com especial destaque para o rei no Brasil e no mundo: o futebol.

Surgimento do VAR está moldando o futebol

Rapidamente, ao associar tecnologia com esporte, uma das primeiras referências que acabam surgindo é o VAR. Mesmo não requerendo um nível de tecnologia muito elevado, a verdade é que permite que um juiz, fora do gramado, possa analisar imagens nos momentos chave. O objetivo é que os chamados “erros grosseiros” possam desaparecer de uma vez por todas do futebol. Até porque existem sempre dezenas de câmeras para que o VAR do jogo tenha tempo para analisar até os lances mais complicados.

No entanto, especialmente porque o VAR apenas poderá ser usado em algumas chances, como no caso dos impedimentos, a verdade é que essa tecnologia é sempre muito debatida. Ao ponto de ser mesmo necessário que seja revista, para que a verdade esportiva possa estar mais do que garantida na utilização dessa tecnologia que, pelo menos até ao momento, é tudo menos consensual.

Áudio nos jogadores

Apesar de ser um componente que ainda está sendo avaliado, a realidade é que a experiência de quem está assistindo ao jogo iria ficar muito mais rica, sentindo o ritmo da partida e as emoções dos jogadores. Exemplo de sucesso desses áudios gravados está na NBA. Em muitas situações, é possível ganhar uma dimensão diferente sobre o que os atletas estão pensando, mas também como é a relação dos jogadores entre todos eles.

Claro que, para a implementação dessa tecnologia, existiria sempre o grande problema da linguagem que poderia ser utilizada. Portanto, não será previsível que, caso isso avance, o áudio possa estar sendo transmitido ao vivo. Mas, claro, até nas decisões dos juízes, essa nova perspectiva poderia ajudar a explicar a razão para cada resolução.

3D ou realidade virtual

Já imaginou o que seria estar no conforto de sua casa, mas ao mesmo tempo ter a sensação de que está nas arquibancadas, vibrando como se estivesse assistindo ao jogo no local? É precisamente isso que a tecnologia, em um futuro breve, poderá acabar disponibilizando para os torcedores.

Essa inovação já está presente em jogos online, e pode acabar por acontecer muito brevemente em esportes mais tradicionais. Entretanto, será necessário um período de experimento, para que seja possível compreender o que realmente quem está assistindo acha que poderia ser melhorada em toda essa experiência.

Acesso facilitado a conteúdos mobile

Por último, os conteúdos mobile, relacionados com esportes, terão tudo para aumentar com o tempo. Na verdade, já existem grandes times mundiais, como é o caso do Benfica, que estão produzindo seus próprios conteúdos, para mais tarde compartilhar com torcedores de forma exclusiva e por meio de um aplicativo.

Certamente que essa estratégia iria contribuir muito para que não só os times pudessem ter mais uma fonte de rendimento, mas também tivessem a chance de poder ter uma perspectiva mais real dos vestiários, por exemplo. Mais uma vez, a tecnologia atual já permite isso mesmo, criando uma relação mais próxima com os torcedores.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também