TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Dicas de como apostar em um uso mais sustentável de eletrônicos
Tecnologia

Dicas de como apostar em um uso mais sustentável de eletrônicos

publisherLogo
33giga
15/06/2022 19h19
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15055736/original/open-uri20220617-19-16tr5tf?1655474558
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Empresas e consumidores têm papeis fundamentais no cuidado com o planeta. A Samsung, por exemplo, criou a iniciativa Galaxy For The Planet, um conjunto de metas para reduzir a pegada ambiental até 2025. E mais: a empresa usa componentes reciclados no desenvolvimento de produtos da linha Galaxy. Em paralelo a isso, a marca trabalha para que o consumidor também adote um consumo consciente. Veja abaixo seis dicas da companhia para um uso mais sustentável de eletrônicos.

1. Conheça o produto que está comprando

Se está precisando de um dispositivo novo, entenda primeiro quais são suas necessidades (alta performance, telas de última geração, mobilidade) e pesquise os melhores produtos para essa finalidade. Essa é a melhor forma de garantir uma compra mais assertiva e que realmente irá atender aos seus desejos e ao seu perfil. Outra dica importante é prestar atenção ao nível de eficiência energética dos aparelhos, principalmente dos eletrodomésticos.

2. Reutilize as embalagens do novo produto

Reutilizar é um bom jeito de evitar a geração de lixo. Você pode, por exemplo, embalar objetos frágeis aproveitando o plástico bolha ou usar o papelão para montar uma casinha para o seu pet. A Samsung, inclusive, conta com o site Eco-Package, que traz uma série de maneiras criativas para reaproveitar embalagens. Agora, caso não encontre nenhuma utilidade para os materiais, você pode separá-los e descartá-los adequadamente.

3. Evite o desperdício de energia

O consumidor atual tem estado cada vez mais conectado, seja em casa, seja na sala de aula ou no escritório. Independentemente do lugar, tenha o cuidado de evitar o desperdício de energia enquanto usa o seu dispositivo eletrônico. Além de apagar a maior quantidade possível de luzes durante o dia, você pode se policiar para remover da tomada os carregadores que não estão sendo utilizados. Atente-se também à porcentagem de bateria dos seus produtos: eles não precisam continuar ligados na tomada depois de alcançar os 100%.

4. Descarte o lixo eletrônico de forma adequada

Os eletrônicos devem ter um descarte diferenciado para evitar um impacto negativo no meio ambiente. A Samsung desenvolveu o programa de logística reversa Re+, no qual você pode descartar produtos de pequeno, médio ou grande porte de forma adequada. Para isso, existem pontos de coleta nas lojas da marca e também em parceria com demais fabricantes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos operados pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e pela Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos Green Eletron.

5. Invista em equipamentos produzidos com materiais reciclados

Existem muitos caminhos para reduzir a geração de lixo eletrônico no mundo. No caso de equipamentos eletrônicos, a Samsung já desenvolve alguns de seus modelos com componentes reciclados. É o caso do tablet Galaxy Tab S8 5G, dos notebooks da série Galaxy Book2 Pro e dos novos modelos de smartphone da linha Galaxy S22 5G, que possuem componentes feitos a partir de redes de pesca que seriam descartadas no oceano e gerariam grandes ameaças à vida marinha.

6. Entenda o que sua marca favorita está fazendo pelo planeta

Dê preferência às empresas que já adotaram práticas de sustentabilidade. É importante que marcas do mundo todo adotem iniciativas benéficas para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também