TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Guia prático para quem quer se tornar um podcaster
Tecnologia

Guia prático para quem quer se tornar um podcaster

publisherLogo
33giga
14/01/2022 12h56
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14853599/original/open-uri20220114-18-1b27f5x?1642165250
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A produção e o consumo de podcasts cresceu exponencialmente nos últimos anos. Atualmente, existem mais de 2 milhões de programas ativos e 48 milhões de episódios disponíveis nas diferentes plataformas, segundo o estudo Podcast Insights 2021. De olho neste segmento, a HyperX preparou um guia com dicas para quem quer se tornar um podcaster profissional. Confira!

Definir o objetivo do podcast é fundamental

O primeiro passo para quem quer se tornar um podcaster é oferecer bom conteúdo. Para isso, defina os objetivos do podcast, o público-alvo e o tipo de conteúdo que se quer passar, e de que forma isso será feito. Manter esta missão em mente o tempo todo e criar uma identidade são pontos cruciais para que o programa seja, de fato, atraente para seus potenciais ouvintes.

O tema vai definir o público

Embora já exista uma imensa variedade de gêneros entre os podcasts, sempre há espaço para novos conteúdos. E escolher o tema-chave que pautará os episódios é essencial. A definição de um assunto principal, naturalmente, refletirá no público que o programa irá atingir e criará uma identidade para que ele seja, de fato, relevante para as pessoas que o acompanham.

Programação e atenção aos detalhes

Organizar as agendas, os dias de gravação, a edição e o horário de lançamento de cada novo episódio criam expectativa e vínculo com o público. É uma maneira simples e prática de fidelizar os ouvintes e manter o programa atualizado com novos conteúdos. Cada detalhe conta, e quanto mais os espectadores entenderem a programação de postagens, melhor tende a ser o engajamento.

Uma estrutura clara dará naturalidade e ritmo ao conteúdo

Ainda que o podcast tenha um perfil descontraído e dinâmica de bate-papo, um roteiro bem estruturado será um diferencial para manter a ordem e o controle dos pontos abordados a cada episódio, além de ajudar os participantes a falarem com mais naturalidade durante a gravação. Expressar as ideias com clareza, se aprofundar em determinados assuntos de maior interesse e não se perder com o tempo de gravação vão tornar o podcast uma experiência muito mais agradável para os ouvintes.

Cuidado especial com a parte técnica

A última dica para quem quer se tornar um podcaster é ter os equipamentos certos. Por melhores que sejam discussões, conteúdo e histórias, elas podem se perder em um som de baixa qualidade. Investir em um bom microfone é uma maneira de oferecer aos ouvintes a qualidade de áudio que eles esperam.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também