Home
Tecnologia
IRPF 2021: como descobrir se você caiu na malha fina
Tecnologia

IRPF 2021: como descobrir se você caiu na malha fina

publisherLogo
33giga
26/05/2021 12h34
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14495596/original/open-uri20210526-676-13b9vje?1622033738
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A malha fina é o terror dos contribuintes do Imposto de Renda. Isso porque significa que a Receita Federal encontrou alguma inconsistência na declaração. A partir daí, a pessoa deve ajustar esse erro – ou pode acabar se complicando com o Leão. O que nem todos sabem é que é possível consultar via internet se você está com algum problema. Basta acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Veja como realizar o procedimento no tutorial abaixo.

  1. Acesse o site do e-CAC . Você deverá criar um login na plataforma. Para isso, clique em “Saiba como gerar o código de acesso”.
  2. Desça a nova tela e vá até “Acesse aqui para criar o código”.
  3. Insira seu CPF, data de nascimento e os caracteres de segurança.
  4. Agora, será necessário preencher o número dos recibos de entrega das últimas duas declarações de IRPF – aqui, não é necessário usar o dígito. Depois, crie uma senha de acesso.
  5. A Receita Federal gerará automaticamente um código para acessar o e-CAC. Copie e guarde este número em um lugar seguro. Isso porque ele vale por dois anos e sempre deverá ser usado para entrar na plataforma. Em seguida, clique em “Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)”.
  6. De volta à página do e-CAC, preencha com os dados acabados de criar. São solicitados CPF, o código de acesso gerado pela Receita Federal e a senha escolhida.
  7. Dentro da plataforma do e-CAC, vá até o menu da lateral esquerda e selecione “Meu Imposto de Renda”.
  8. No bloco “Processamento”, dê um toque em “Pendências da Malha”. Ali, automaticamente aparecerá se você tem alguma pendência com o Leão.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também