Home
Tecnologia
Opera: navegador passa a integrar blockchains
Tecnologia

Opera: navegador passa a integrar blockchains

publisherLogo
33giga
30/03/2022 16h49
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14940413/original/open-uri20220330-19-1lnu95z?1648659024
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Opera, que já mantém carteira criptográfica integrada, acaba de anunciar a adição de suporte para vários ecossistemas de blockchain. Entre eles estão: Solana, Polygon, StarkEx, Ronin, Celo, Nervos DAO, IXO e Bitcoin.

Usuários ativos do navegador Opera podem agora se beneficiar de aplicativos descentralizados (DApps). Além disso, de oito ecossistemas de blockchain diferentes.

A partir de hoje (30), é possível acessar o vasto ecossistema de DApps do Polygon ou da Solana e ainda aproveitar os benefícios do Layer 2 DeFi via DiversiFi com tecnologia StarkWare. Eles também podem cuidar de seus Axies acessando o Ronin.

O lançamento também estende o acesso a blockchains PoS e ecossistemas Ethereum Layer-2, como Polygon e StarkEx. Ao obter acesso a eles, os usuários se beneficiam com transações mais rápidas, minimizam a pegada de carbono com emissão de menor e ainda aproveitam a robusta descentralização e segurança do Ethereum.

A integração de vários blockchains e a Layer-2 é uma estratégia da Opera de integrar milhões de usuários à Web3, fazendo isso de maneira consciente no quesito ambiental.

Crypto Browser Project

Em janeiro de 2022, Opera lançou a primeira versão beta pública de seu novo Crypto Browser Project em dispositivos móveis e desktops. Desde então, o Crypto Browser Project oferece experiência de navegação Web3 dedicada e completa.

Embora Opera tenha lançado originalmente o primeiro navegador da Web com uma carteira de criptomoedas integrada e suporte básico à Web3 em 2018, o Crypto Browser Project de destaca. Com suporte a DApps integrados, trata-se uma carteira de criptografia sem custódia e o Crypto Corner.

Foi ele que marcou o início de uma nova jornada na experiência de navegação Web3, com enfoque na aceleração e na evolução da próxima geração da internet.

Polygon

A parceria com o Polygon é uma estratégia no quesito meio ambiente.

O espaço rápido, escalável e com taxas ultrabaixas do Polygon tornou esse blockchain uma das soluções de dimensionamento Ethereum mais populares entre usuários e desenvolvedores.

Com as taxas de gás Ethereum subindo para níveis insustentáveis, o desenvolvedor do navegador agiu rapidamente para integrar o projeto e permitir que os usuários interajam direta e eficientemente com o Polygon.

Por outro lado, uma vez que os ativos são enviados para a cadeia Proof-of-Stake (PoS) do Polygon, o impacto do carbono é reduzido a uma taxa pequena para a cunhagem e transferência de ativos.

O Polygon consome apenas 0,00079 terawatts (TWh) de eletricidade por ano, o que o torna mais de 90% menos consumidor de energia do que a Layer-1 do Ethereum. Por exemplo, cunhar um único NFT no Polygon produz aproximadamente a mesma quantidade de CO2 que dirigir 0,26 km.

De plataformas do metaverso, como Sandbox, Decentraland, NFT Worlds (compatível com Minecraft), Cryptovoxels e Somnium Space até os DApps de jogos mais populares no ecossistema Polygon, incluindo projetos da Polygon Studios e jogos como My Crypto Heroes, Atlantis World, Decentral Games, além muitos outros.

O suporte do navegador Opera para Polygon possibilita que os usuários usufruam do popular ecossistema Ethereum, que tem mais de 7.000 DApps para escolher e usar, incluindo aplicativos de jogos populares Sandbox, Decentraland e Aavegotchi. A integração do Polygon no Opera se baseia no objetivo do navegador de integrar milhões de usuários ao espaço Web3 de maneira consciente em relação ao meio ambiente.

Solana

Os principais navegadores da web começaram a trabalhar para incluir recursos nativos de blockchain durante a explosão de DeFi – das finanças descentralizadas, em 2020. Desde então, muitos integraram vários níveis de funcionalidade de blockchain. No entanto, a inclusão da Solana pela Opera supera os principais concorrentes do setor.

Solana se tornou um dos 10 principais projetos de criptomoedas por capitalização de mercado em 2022. Suas baixas taxas de transação, a sua alta escalabilidade e o seu modelo de consenso com eficiência energética tornaram o blockchain um player bastante viável no setor.

Os usuários Opera agora poderão acessar todo o ecossistema Solana, incluindo aplicativos descentralizados (DApps) atualmente hospedados no blockchain. Isso inclui apps que variam entre exchanges descentralizadas (DEXs), como Solend e Raydium, Mercados NFT e aplicativos de streaming de música. Enquanto Opera está trabalhando com o ecossistema Solana para integrar a Opera Wallet, os usuários terão que se conectar através da carteira Phantom.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também