TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Por que os pagamentos via Pix se tornaram tão populares no Brasil
Tecnologia

Por que os pagamentos via Pix se tornaram tão populares no Brasil

publisherLogo
33giga
05/04/2022 18h32
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14949864/original/data?1649183800
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pix é o meio de pagamento digital instantâneo do Banco Central. Lançado em novembro de 2020, o método transformou o mercado financeiro do País. Em dezembro do ano passado, já era utilizado por mais de 70% da população com frequência. Segundo pesquisa encomendada pela Fiserv para o Instituto Locomotiva, a opção deve impactar 91% do público consumidor na próxima década.

Esses resultados mostram que o pagamento digital veio para ficar. As razões para a rápida adesão são diversas. Gratuidade, no entanto, está no topo da lista. A disponibilidade 24 horas por dia, sete dias na semana é outra vantagem. E ainda é possível destacar a compatibilidade com transferências interbancárias e a compensação praticamente instantânea.

A pesquisa do Fiserv para o Instituto Locomotiva mostra também que 66% dos brasileiros acreditam que o Pix é seguro, aparecendo à frente de dinheiro em espécie (57%), código de barras (57%), cartão com chip na maquininha (56%) e cartão de crédito online (46%).

Adesão do comércio e futuro

Em um primeiro momento, o Pix foi mais utilizado por pessoas físicas. Mas, aos poucos, o comércio também está adotando o pagamento instantâneo. Hoje, o meio pode ser usado para comprar produtos e serviços dos mais diversos tipos.

Prova disso é que, com o recurso, é possível comprar fotos e vídeos de entretenimento adulto pela Privacy. Outro exemplo é acessar cassino com saque via Pix. Isso sem contar a aceitação do método por parte de grandes marketplaces, a exemplo de Americanas, Amazon e Submarino.

Essa maior adesão tem feito com que o Banco Central se concentre para lançar cada vez mais melhorias para a plataforma de pagamento. Entre as novidades que devem chegar em 2022 estão:

  • Pix Garantido: permitirá o parcelamento dos pagamentos, como se fosse um cartão de crédito, e deixará agendar faturas.
  • Pix Débito Automático: Contas de consumo, como água, luz e telefone, poderão ser programadas para pagamento automático com Pix.
  • Pix Internacional: O Banco Central já conversa com países como Inglaterra e Itália para permitir transferências internacionais instantâneas a partir da ferramenta.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também