TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Sonda da NASA tentará se aproximar de Ganimedes, maior lua de Júpiter
Tecnologia

Sonda da NASA tentará se aproximar de Ganimedes, maior lua de Júpiter

publisherLogo
33giga
07/06/2021 13h34
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14504123/original/open-uri20210607-19-mdesif?1623073045
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Hoje (7), por volta das 14h35 (hora de Brasília), a sonda Juno, da NASA, tentará realizar a maior aproximação já registrada na história a Ganimedes, maior lua de Júpiter. O objetivo é chegar a 1.038 quilômetros de distância do satélite natural. Última vez que ocorreu uma aproximação bem-sucedida foi em 20 de maio de 2000, com a sonda Galileo, também lançada pela agência espacial americana.

O objetivo da missão é captar imagens em alta definição de Ganimedes. Assim, os astrônomos poderão ter conhecimento sobre a composição, a ionosfera, a magnetosfera e a camada de gelo do satélite. Estes dados contribuirão para futuras viagens a Júpiter. Duas, inclusive, já estão confirmadas: JUpiter ICy Moons Explorer (JUICE), tem previsão para ocorrer em 2029, e Europa Clipper, ainda não tem data agendada.

Com 5,2 mil quilômetros de diâmetro, Ganimedes é maior do que Mercúrio e é a maior lua do Sistema Solar. Ela também é a única a ter a sua própria magnetoesfera. Isto significa que tem uma espécie de bolha ao redor com partículas carregadas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também