Como o Discord está influenciando a moda masculina
Manual Do Homem Moderno
A relação entre marcas e consumidores na moda é a seguinte: as empresas lançam as tendências e as pessoas as seguem. Certo? Mais ou menos. Às vezes, o caminho é inverso e as marcas vão atrás dos consumidores onde quer que eles estejam. É assim que o Discord está influenciando a moda masculina, por exemplo.
Se você não entendeu absolutamente nada na frase anterior, não se preocupe. Vamos explicar.
O que é o Discord e como ele funciona
Lançado pela primeira vez em 2015 como uma plataforma para gamers se conectarem, o Discord é agora uma rede de grupos e chats com mais de 150 milhões de usuários ativos por mês. E que acabou se tornando um ponto de encontro digital para um grupo de jovens fanáticos por roupas masculinas.
Usuários procuram a rede para tudo, desde dicas de estilo até dicas de aplicativos e softwares que facilitem a compra de tênis online. Com uma oferta de grupos (ou servidores, como se chamam) bem protegidos, livres de likes, algoritmos invasivos e publicidade, o Discord é particularmente atraente para a comunidade sneakerhead, que compartilha (e negocia) acesso a informações exclusivas sobre tênis masculinos.
É lá, por exemplo, que muita gente começa a aprender sobre como usar robôs para comprar tênis – o que alimenta o esquema de revenda, como já contamos aqui.
Cativando um público fiel
O próprio Discord está tentando se posicionar na indústria da moda masculina. A empresa renovou sua marca em 2020 para ir além de sua imagem gamer – cerca de 78% dos usuários ativos estão na plataforma para fins não relacionados a jogos, segundo ela. O servidor de sneakers, por exemplo, tem mais de 12.000 membros.
A influência particular do Discord na moda masculina se baseia no peso e na importância crescente de comunidades fechadas de fãs, consumidores e vendedores “de elite” de diversos artigos, chamadas “cook groups”. Enquanto redes sociais estão cada vez mais saturadas de conteúdo e publicidade, o Discord é baseado em um nível de comunidade com o qual poucas plataformas podem competir. E as marcas estão começando a explorar como podem aproveitar isso.
Marcas e empresas usando o Discord
O site de revenda de tênis StockX, o mais famoso da gringa, juntou-se à plataforma recentemente para fazer seu evento anual com palestras de líderes da indústria e membros da comunidade. Quebrou o recorde de inscrições em um servidor em um único dia.
A escolha se baseia no funcionamento da plataforma. Muitos canais do Discord exigem um nível de fanatismo e investimento dos participantes: eles podem ser removidos por não participarem ou contribuírem de alguma forma. A aceitação em “cook groups” mais exclusivos depende do pagamento de taxas que podem variar de US$ 5 a US$ 80 por mês.
As marcas têm pulado de plataforma para plataforma nos últimos anos em busca de novas maneiras de se conectar com os consumidores e construir comunidades online. Embora o Discord não ofereça as oportunidades de marketing que as redes sociais já entregam, é um caminho pavimentado para uma comunidade de consumidores altamente engajada. E sua oferta está evoluindo rapidamente.
Algumas empresas de moda estão começando a experimentar a criação de seus próprios servidores para construir seguidores e gerar engajamento. Além disso, informações exclusivas sobre lançamentos e recompensas por associação são uma forma de as marcas crescerem no Discord.
Quando as marcas se moldam ao público, o ciclo da moda pode até parecer invertido, mas continua funcionando.