TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
5G pode causar caos na aviação, alertam companhias dos EUA
Tecnologia

5G pode causar caos na aviação, alertam companhias dos EUA

publisherLogo
Tecmundo
18/01/2022 22h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14858831/original/open-uri20220118-18-27wlyo?1642545103
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O setor aéreo dos Estados Unidos entrou em rota de colisão com as companhias telefônicas AT&T e a Verizon por conta do lançamento da tecnologia 5G. Os CEOs das 10 maiores empresas de aviação do país dizem que a interferência do serviço de internet podem provocar mais danos ao tráfego aéreo do que era imaginado inicialmente.

A banda C do novo serviço 5G utiliza um segmento do espectro de rádio bem próximo ao utilizado pelos altímetros, que são dispositivos que medem a altura das aeronaves em relação ao solo. Dessa forma, milhares de voos podem ser suspensos ou atrasados se a tecnologia for utilizada perto de grandes aeroportos.

A AT&T e a Verizon, duas das principais companhias de telefonia móvel dos EUA, rejeitaram o pedido do governo federal de adiar a ativação de seu novo serviço sem fio 5G, após dois atrasos anteriores do plano original para lançamento no início de dezembro.

O que dizem os órgãos oficiais dos EUA

Altímetro de grandes aeronaves podem ser afetados por tecnologia 5G. (Fonte: Pixabay/WikimediaImages/Reprodução)Altímetro de grandes aeronaves podem ser afetados por tecnologia 5G. (Fonte: Pixabay/WikimediaImages/Reprodução)

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), que administra os leilões de espectro de rádio, determinou que a banda C poderia ser usada com segurança nas proximidades do tráfego aéreo. Em 2020, o órgão estabeleceu um buffer entre a banda 5G e o espectro que os aviões usam para resolver quaisquer problemas de segurança.

Mas a Administração Federal de Aviação (FAA), responsável pela segurança do tráfego aéreo nos EUA, identificou um problema em potencial. A FAA disse que liberou quase metade (45%) "da frota comercial do país para realizar pousos de baixa visibilidade em muitos dos aeroportos onde a banda C do 5G será implantada."

O órgão acrescentou que aprovou "dois modelos de rádio altímetro instalados em uma ampla variedade de aviões Boeing e Airbus". Ainda assim, a agência afirma que voos em alguns aeroportos podem ser afetados.

5G nos aeroportos de outros países

As companhias telefônicas argumentam que cerca de 40 países implantaram a banda C do 5G sem relatos de interferência prejudicial com equipamentos de aviação. Ainda assim, o CEO da AT&T, John Stankey, e o CEO da Verizon, Hans Vestberg, se ofereceram para reduzir o poder de suas redes 5G perto de aeroportos, como já foi realizado na França, para evitar problemas nos voos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também