Adobe lança Creative Cloud Express, novo app grátis de criação
Tecmundo
A Adobe apresentou hoje (13) o aplicativo Creative Cloud Express, que traz ferramentas potentes de edição e criação de conteúdo diretamente na web, computadores e celulares. Disponível de graça e com um plano pago, a solução vem para competir com plataformas como o Canva.
O Creative Cloud Express está disponível online por meio deste site e também pode ser acessado em aplicativos para Android, iOS e Windows 11, por meio da Microsoft Store. A interface do programa é familiar para quem utilizava o Adobe Spark, substituído pela nova solução.
Adobe Creative Cloud Express
O usuário pode acessar o Cloud Express sem custos utilizando um login com e-mail. A interface de criação conta com ferramentas provenientes do finado Spark e também de outros apps da Adobe, incluindo o Photoshop e Adobe Premiere, além de funções baseadas em inteligência artificial.
Uma das funções presentes no aplicativo da web é a remoção de fundo de imagens: basta realizar o upload de uma imagem para o serviço que a inteligência artificial da Adobe vai realizar o recorte automaticamente. Além disso, é possível montar templates personalizados usando modelos oferecidos pela plataforma.
Criação de posts e identidade visual
O Adobe Creative Express também permite criar publicações de redes sociais com facilidade. Além da interface amigável até para quem não possui tanta experiência com design, o serviço permite montar padrões e identidades visuais, o que pode ser uma boa saída para pequenos negócios, por exemplo.
Um dos campos até permite fazer o upload de um logo e cores utilizadas por empresas, para agilizar a concepção de materiais. Diferente do Canva, um dos principais gerenciadores de conteúdo da atualidade, o Cloud Express não possui ligação direta com redes sociais. No entanto, o usuário pode criar links compartilháveis com os arquivos, fazer upload no Google Drive e compartilhar o dashboard com outros usuários.
O Creative Cloud Express permite criar posts de redes sociais rapidamente.
Segundo a Adobe, o objetivo da novidade é criar uma ferramenta capaz de atender usuários comuns e que não possuem tanta familiaridade com as soluções profissionais da empresa. "Muitas pessoas precisam de algo simples e mais acessível", define Scott Belsky, chefe de produto da Adobe, em comunicado ao The Verge.
Diferença entre versão grátis e paga
Enquanto a versão grátis do serviço já conta com funções avançadas como criação de identidade visual e remoção de fundo de imagens, a edição paga do Adobe Creative Cloud Express promete mais benefícios para os usuários. Por US$ 9,99 mensais, o usuário recebe 100 GB de armazenamento em nuvem, ao invés dos 2 GB da versão sem custos, e recursos de edição extras, como o ajuste de recortes.
A edição paga do Creative Cloud Express também vem com mais de 20 mil fontes, acesso ao banco de imagens Adobe Stock e a possibilidade de converter e exportar PDFs como outros tipos de arquivos. Mais detalhes podem ser encontrados no site da Adobe , que oferece um teste de até 30 dias grátis da ferramenta. O serviço ainda vem incluso no Adobe All Apps, assinatura completa da empresa que custa R$ 224 mensais no Brasil.