TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Aplicativo ajuda na alocação segura de pessoas em ambientes fechados
Tecnologia

Aplicativo ajuda na alocação segura de pessoas em ambientes fechados

publisherLogo
Tecmundo
08/02/2022 18h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14883371/original/open-uri20220208-20-143o3n?1644345896
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de São Paulo nesta quarta-feira (2), um dos temas que voltaram à discussão foi o desafio de manter um distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula, de forma a minimizar o risco de transmissão do coronavírus.

Abordada deste o início da pandemia, a questão mobilizou um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-Unifesp), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A parceria resultou em um sistema chamado de "Sala Planejada", plataforma online que simula configurações, posicionamentos e disposições do mobiliário. 

A princípio voltado para o planejamento de salas de aula, o aplicativo se estendeu a outros tipos de ambientes fechados, como restaurantes e consultórios, entre outros. Um dos autores do projeto, o professor da Unifesp Luís Felipe Bueno disse à Agência FAPESP que, em 2020, a montagem do aplicativo "foi feita sem o uso de ferramentas de modelos matemáticos". Mas, no ano passado, foi desenvolvida uma nova tecnologia adaptada aos protocolos de distanciamento.

Como funciona o aplicativo Sala Planejada?

Fonte: Unicef/Divulgação.Fonte: Unicef/Divulgação.

Para usar o Sala Planejada, basta ir até o site, preencher as opções desejadas e os dados solicitados, e deixar o algoritmo fazer o resto do trabalho. Para alimentar o sistema, é necessário primeiramente inserir as dimensões de largura e comprimento da sala, o tamanho de cada carteira e o distanciamento mínimo desejado entre os alunos. É possível escolher entre máximo de alunos em sala ou um número fixo de alunos com o máximo de distância.

O modelo utilizado no funcionamento do aplicativo é o chamado empacotamento de círculos em retângulos, um problema matemático que leva em conta obstáculos nos cômodos onde ocorrem as simulações, como portas, pilastras e escadas. "Matematicamente, estamos apontando como os ambientes podem se tornar mais seguros diante de protocolos preestabelecidos pelas autoridades sanitárias [...] para minimizar o contágio", conclui Bueno.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também