Coleção de NFTs estilo Minecraft 'some' com mais de R$ 6 milhões
Tecmundo
O jogo no formato pay to earn (P2E) e coleção de NFTs conhecido como Blockverse saiu do ar de forma inesperada neste final de semana. Baseado de forma não oficial em Minecraft, o projeto composto por 10 mil tokens não fungíveis simplesmente desapareceu — o que envolve ainda o sumiço de mais de US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 6,4 milhões em conversão direta) em Ethereum, originalmente pagos pelos usuários para colecionar os NFTs e participar da plataforma.
Segundo um levantamento da Atlas VPN, cerca de US$ 108,3 milhões foram roubados só em 2021 a partir de golpes envolvendo blockchain, inclusive em projetos que são retirados do ar no mesmo estilo do Blockverse.
O que aconteceu?
Segundo o site PC Gamer, a operação foi bastante inesperada e repentina. De uma hora para outra, saíram do ar o servidor do Blockverse no Discord, a base de dados do jogo e o site oficial da empresa. No meio da comunidade blockchain, essa prática de impulsionar um projeto, arrecadar uma boa verba e sumir com a receita é conhecida como rug pull, ou "puxão de tapete", em tradução literal para o português.
Uma das imagens de divulgação do mapa de Blockverse.
E o projeto havia sido um sucesso: a coleção inicial do Blockverse esgotou em cerca de 8 minutos, sendo que movimentações secundárias (ou seja, entre quem adquiriu NFTs e repassou para outras pessoas) também movimentaram uma alta quantidade de criptomoedas — a companhia ainda recebe parte do valor como taxa.
Durante cerca de dois dias, a empresa responsável não se manifestou sobre o caso e a comunidade começou a especular de que foi alvo de um golpe.
De acordo com eles, a operação não foi um golpe, mas sim um ato desesperado da equipe, que "entrou em pânico" em meio a críticas sobre as altas taxas cobradas para as transações e outras reclamações da comunidade.
O lado dos responsáveis
Após deixar a comunidade sem respostas por um tempo, os responsáveis pelo Blockverse voltaram a se manifestar em um comunicado.
"Não há razão para nós sairmos permanentemente, todo o trabalho técnico de infraestrutura do projeto já foi colocado no lugar. Na verdade, foi mais trabalhoso tirar as coisas do ar do que manter, mas tudo isso foi feito sob o interesse de proteger a nossa segurança pessoal", diz a carta.
A equipe prometeu retomar os servidores e canais de contato em alguns dias e ainda se disse "desapontada" que a comunidade rapidamente achou que o projeto era fraudulento. Mesmo que o jogo de fato volte ao normal, as críticas nas redes sociais e o receio dos investidores pode comprometer o projeto nessa nova fase.