Como excluir o histórico do Google Maps?
Tecmundo
O Google Maps é um serviço de mapas e imagens de satélites desenvolvido pela Google. Através dele, é possível consultar a distância entre determinados locais, encontrar estabelecimentos específicos, verificar o seu deslocamento em uma determinada data e ter acesso a diversas outras funcionalidades.
Considerado o mapa digital mais utilizado do mundo, uma dúvida muito recorrente dos usuários do software é como excluir o histórico do Google Maps. Se esse é o seu caso, preparamos uma matéria completa sobre o assunto.
Confira abaixo!
Como excluir o histórico de localização do Google Maps?
(Unsplash/Reprodução)
Uma funcionalidade que muitas pessoas desconhecem no Google Maps, é que ele costuma salvar o percurso diário de seus usuários, guardando informações como os locais pelo qual você passou em uma determinada data, assim como os meios de transportes utilizados para se deslocar entre eles.
Apesar de ser uma ótima maneira de conseguir lembrar de tudo o que você fez na última semana ou de verificar os restaurantes visitados em viagens de férias, muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis com a existência dessa ferramenta devido a questões de privacidade.
Todavia, desativá-la é muito simples, sendo necessário apenas seguir alguns passos:
1. Acesse sua linha do tempo
(TecMundo/Reprodução)
Em um smartphone Android ou IOS, pressione o dedo sobre a sua foto de perfil e depois selecione "Sua linha do tempo". Clique nos três pontinhos localizados no canto direito da tela e escolha "Configurações e privacidade".
2. Exclua o histórico de localização
(TecMundo/Reprodução)
Caso deseje apagar todas as informações salvas, clique em "Excluir todo o histórico de localização" e confirme a ação na mensagem seguinte. Se preferir apagar apenas os dados de um dia ou de uma semana em específico, escolha "Excluir período do histórico de localização" e determine os dias em que o app deve apagar os dados.
3. Desative o histórico de localização
(TecMundo/Reprodução)
Outra ferramenta disponível que também pode agradar os usuários, é programar o Google Maps para nunca salvar a sua localização. Se esse for o seu caso, clique em "O histórico de localização está ativado" e desative a funcionalidade.
Como realizar o procedimento no computador?
(TecMundo/Reprodução)
Para aqueles que estiverem acessando o software através do computador, é possível realizar as mesmas alterações selecionando as três barrinhas localizadas no canto superior esquerdo da página. Em seguida, escolha "Sua linha do tempo" e clique no ícone de engrenagem na parte inferior da página.
Automaticamente, as mesmas configurações acima serão disponibilizadas para os usuários, que devem seguir o mesmo passo a passo.
Como excluir o histórico de pesquisa do Google Maps?
(Unsplash/Reprodução)
O Google Maps salva o histórico de pesquisa no app para facilitar o acesso aos resultados caso o usuário precise realizar a pesquisa novamente. Como exemplo, ficam salvos termos como "Restaurantes", "Pontos de ônibus", "Farmácias", além dos estabelecimentos que você também acessou a página, como lojas e shoppings.
Para apagar essas informações utilizando o aplicativo, siga as seguintes instruções:
1. Acesse seu perfil
(TecMundo/Reprodução)
Clique na foto de perfil da sua conta Google e depois selecione "Configurações". Após, deslize a página para cima e escolha "Histórico do Google Maps".
2. Exclua seus dados
(TecMundo/Reprodução)
Uma nova página será aberta e para realizar a exclusão, você deve clicar em "Excluir" e escolher se deseja apagar o histórico do dia, do mês ou de desde o momento em que passou a utilizar o aplicativo. Assim que realizar a escolha, o software fará a exclusão dos dados.
3. Programe a exclusão automática
(TecMundo/Reprodução)
Caso prefira, você também pode programar o app para excluir os seus dados de forma automática em uma determinada frequência, sem que seja preciso você realizar o procedimento de forma periódica.
Para ativar a função, clique em "Exclusão automática" e selecione o campo "Excluir automaticamente atividades". Escolha a frequência na qual o software deve apagar os seus dados e pressione "Próxima" para salvar suas preferências.
4. Configure o aplicativo para não salvar suas informações
(TecMundo/Reprodução)
Além disso, outra possibilidade para os usuários do Google Maps, é configurar o aplicativo para que ele não guarde nenhuma informação sua na plataforma. Para isso, basta clicar em "Controles", no topo da página, e selecionar "Desativar" no campo "Atividade na Web e de Apps". Logo depois, nenhum dado de pesquisa ficará salvo no histórico.
Como realizar o procedimento no computador?
(TecMundo/Reprodução)
Se você estiver utilizando o Google Maps através de um PC, é possível realizar as mesmas configurações acima, sendo necessário clicar nas três barrinhas localizadas no canto esquerdo da página e depois selecionar "Atividades no Google Maps". Em seguida, realize o mesmo procedimento da versão mobile.
Utilizar o Google Maps é seguro?
(Unsplash/Reprodução)
O Google Maps pode ser considerado uma plataforma segura de se utilizar, uma vez que as informações de localização e pesquisa ficam vinculadas apenas à conta em que o usuário utilizou para realizar o login.
Dessa forma, as ferramentas de exclusão de dados são disponibilizadas apenas para que as pessoas possam ter uma maior autonomia sobre aquilo que eles desejam ou não que fique salvo na internet.
Atualmente, com a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, as discussões sobre privacidade e segurança online estão sendo debatidas cada vez mais, gerando opiniões diversas de consumidores e especialistas.
Por isso, se você deseja saber mais sobre esse e outros assuntos, não deixe de ficar ligado(a) nas matérias do TecMundo!