Como ganhar dinheiro no Instagram
Tecmundo
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. E enquanto a grande maioria tem apenas o interesse de compartilhar vídeos e fotos do seu dia a dia, há quem utilize a plataforma como meio de sustento, ou apenas para fazer uma grana extra.
Hoje o TecMundo traz uma série de dicas para quem quer fazer da rede social a sua ferramenta de trabalho. Confira:
Posts Patrocinados
Os posts patrocinados são os meios mais populares de se conseguir uma renda com o Instagram. Basicamente eles funcionam da seguinte forma: uma empresa negocia com o dono do perfil para que juntos possam elaborar um post que faz propaganda de um determinado produto ou serviço.
A própria rede social conta com uma ferramenta para sinalizar os posts patrocinados com uma determinada marca
Entretanto, não basta apenas fazer a foto ou vídeo e publicar no perfil. É preciso sinalizar aos seguidores que o post é uma parceria paga com uma outra empresa. O próprio Instagram disponibiliza uma ferramenta onde você pode sinalizar a parceria junto à marca, ou avisar na descrição da publicação que aquela postagem é uma propaganda, seja com um texto ou utilizando alguma hashtag como #publi ou #publicidade.
Vale ressaltar que, caso não seja sinalizada a parceria no post, a pessoa responsável pelo perfil pode ter problemas com o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e até sofrer consequências legais por ferir o Código de Defesa do Consumidor.
Divulgação de links de afiliados
Plataformas como Hotmart e até apps concorrentes como Kwai oferecem um sistema de recompensas através da indicação de amigos. O primeiro, por exemplo, permite que você se afilie a diversos serviços da plataforma ganhando uma porcentagem em cima das vendas ou assinaturas dos produtos. Já o segundo, premia o perfil a cada amigo indicado que entre para a rede social.
Dentro do Instagram também é possível compartilhar um link ou cupom de afiliado
Além deles, há uma série de serviços onde é possível adquirir uma renda extra com o mesmo mecanismo. A Amazon , por exemplo, possui um Programa de Associados, onde cada compra efetuada com o seu link pode gerar uma comissão que varia entre 8% e 20%, dependendo da categoria.
Selos durante Lives
Implementada recentemente, a ferramenta Selos permite que você possa receber doações durante as suas lives no Instagram. Eles possuem os seguintes valores:
- 1 coração – US$0,99
- 2 corações – US$1,99
- 3 corações – US$4,99
Durante as lives, seu público pode fazer doações enviando Selos para você
Também há a opção de ganhar bônus da própria rede social cumprindo alguns objetivos, como fazer uma transmissão a cada 30 dias, ou com pelo menos 30 minutos de duração, entre outros. Entretanto, é importante lembrar que, para a opção Selos estar habilitada, a sua conta deve ser comercial.
Loja online
O Instagram traz um recurso onde é possível ter uma espécie de loja online dentro da rede social. Com ela, é possível criar categorias e subcategorias com os seus produtos, onde os mesmos contam com uma descrição e também o preço.
Entretanto, a comercialização não é feita pela rede social. Na hora de adquirir um produto, o cliente deve ser redirecionado para um outro site para efetuar o pedido. Ele pode ser o seu site oficial, ou uma página no Mercado Livre, por exemplo.
Diversas marcas conhecidas contam com lojas dentro do Instagram
Outra vantagem de se ter uma loja no Instagram é que há uma organização do aplicativo para quem busca um determinado produto. Por exemplo, caso você esteja interessado em uma torta, é possível utilizar a busca para o serviço, e até mesmo utilizar filtros como faixa de preço.
Social Media
Outra maneira de ganhar dinheiro com o Instagram é atuando como Social Media de uma empresa ou um determinado perfil. A profissão exige, no mínimo, um conhecimento com a rede social e com as métricas geradas por ela, como alcance e interação.
Social Media é uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos
O Social Media também é responsável por criar campanhas, como a divulgação de marca, de um produto específico, de um evento, entre outros assuntos. Além, é claro, de trabalhar o relacionamento com os seguidores e buscar sempre a criação de um conteúdo que fale com o público da conta.
Divulgação de seus serviços ou produtos
O Instagram também é uma excelente forma de divulgar seus serviços ou produtos. Por exemplo, caso você trabalhe com a venda de doces, a rede social pode ser uma excelente vitrine para buscar novos clientes, e até mesmo negociar encomendas através das mensagens diretas.
É possível usar o Instagram para divulgar seus serviços e produtos
Agora, se você quer divulgar o seu serviço, como por exemplo, de Personal Trainer, o Instagram pode ser uma boa alternativa de apresentar suas aulas e treinamentos. O importante é deixar sempre formas contatá-lo e, se possível, valores de suas aulas ou de seus planos.
No futuro, Instagram pode ter monetização como no YouTube
Embora ainda não esteja implementada, o Instagram já estuda um programa de monetização dos seus vídeos de forma parecida com a do YouTube. Ou seja, você ganharia um determinado valor em cima das visualizações reproduzidas de propagandas dentro da plataforma.
Atualmente, o YouTube trabalha com o CPM (Custo por Mil Visualizações). Ele funciona da seguinte forma: o valor é calculado pelo montante de visualizações, portanto, a cada mil reproduções de propagandas em seus vídeos, você recebe uma parte do dinheiro investido pelos anunciantes.
IGTV pode ganhar recurso de monetização em breve
Porém, ainda não sabemos como o Instagram irá utilizar esse sistema de pagamento, podendo até mesmo implementar um mecanismo totalmente novo. O jeito é esperar as futuras atualizações na plataforma.
E você, tem alguma dica de como faturar uma grana extra pelo Instagram? Conte para a gente aqui nos comentários.