Dados e pagamentos de bolsas estão garantidos, afirma CNPq
Tecmundo
Em vídeo publicado nesta quarta-feira (28), Evaldo Vilela, presidente do CNPq, e Thales Marçal, diretor de Gestão e Tecnologia da Informação da entidade, trouxeram mais detalhes a respeito da indisponibilidade do sistema da instituição desde a última sexta-feira (23). O posicionamento, destaca Vilela, vem após diagnóstico técnico.
Duas empresas avaliaram a situação e apontaram que o problema diz respeito a um dispositivo do equipamento utilizado pelo CNPq, chamado por Evaldo de controladora do storage. Ainda de acordo com o executivo, não houve envolvimento de agentes externos, tendo ocorrido apenas a falha de uma peça, que pode ser substituída.
"O backup das informações está garantido. Sabemos que esta é a grande preocupação, e foi nossa prioridade ter certeza dessa garantia para poder informar o mais rápido possível toda a comunidade. O restabelecimento da plataforma Lattes tem sido absolutamente prioridade para nós", disse Evaldo, afirmando, também, que pagamentos de bolsas não serão afetados.
Todos os prazos relacionados a processos no CNPq estão suspensos, mas vão ser prorrogados, salienta.
De hoje para amanhã (29), a troca do dispositivo deve ser definida, promete Marçal. Ele também indica que o processo de migração para uma nova estrutura, adquirida no início do ano, já estava em andamento.
"É um processo lento. Foi no meio desse processo que o equipamento antigo apresentou problema", explica. "Assim que consertado, retornaremos à migração", complementa, destacando que faltam cerca de 48 horas para finalização do gerenciamento dos quase 7 milhões de currículos presentes na plataforma.
"Resumindo, o problema foi diagnosticado, a peça a ser substituída também foi identificada e a troca deve acontecer o quanto antes. Os dados estão todos garantidos, assim como todos os pagamentos", esclarece Vilela, que finaliza: "Pedimos desculpas por todo o transtorno causado por essa falha."