TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
El Salvador minera Bitcoin com energia de vulcões pela primeira vez
Tecnologia

El Salvador minera Bitcoin com energia de vulcões pela primeira vez

publisherLogo
Tecmundo
02/10/2021 20h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última terça-feira (28), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, compartilhou um vídeo mostrando umas das primeiras fazendas de mineração de Bitcoin movidas a energia geotérmica, ou "vulcânica", em seu perfil no Twitter. Desde então, o país teria produzido 0,00599179 satoshis — como são chamados os "centavos" de um bitcoin —, equivalentes a US$ 287,56 ou R$ 1.545, em conversão direta.

No vídeo, com menos de meio minuto de duração, é possível conferir a "fazenda" movida a energia geotérmica funcionando, com novos equipamentos sendo recebidos e instalados por profissionais. Conforme sugere a legenda de Bukele, estes são os "primeiros passos" práticos de seu plano econômico para o país, baseado na ampla adoção do Bitcoin como moeda de curso legal.

Nesta sexta-feira (1), Bukele confirmou através de um tweet que os equipamentos ainda estão sendo "testados e instalados", mas que os satoshis produzidos pelo processo são os primeiros do chamado "Vulcanode", referindo-se as fazendas geotérmicas de mineração de Bitcoin em El Salvador — um país também conhecido como "a terra dos vulcões".

A mineração de Bitcoin através de energia proveniente de vulcões não é exatamente uma novidade, já que é um método utilizado pela Islândia desde a estreia das criptomoedas. Porém, sua difusão é um importante argumento no debate sobre a pegada de carbono gerada pela produção de moedas digitais.

O engenheiro de mineração de criptomoedas, Brandon Arvanaghi, comentou o evento. "Um recurso de energia totalmente renovável e inexplorado foi colocado em funcionamento estritamente por causa do Bitcoin," afirma, "o Bitcoin é o maior acelerador para o desenvolvimento de energia renovável na história," ele conclui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também