TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Europa anuncia plano para diminuir dependência da Ásia em chips
Tecnologia

Europa anuncia plano para diminuir dependência da Ásia em chips

publisherLogo
Tecmundo
08/02/2022 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14883345/original/open-uri20220208-19-suf6k9?1644344304
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A União Europeia anunciou nesta terça-feira (8) um plano de investimentos para a indústria de semicondutores na região, em uma iniciativa que vai movimentar cerca de 45 bilhões de euros — cerca de R$ 270 bilhões em conversão direta de moeda — até 2030.

Ao todo, o European Chips Act será formado de um investimento de 30 bilhões de euros já anunciado pela União Europeia e mais 15 bilhões de euros em uma combinação de verbas públicas e privadas. O objetivo do plano é reduzir a atual dependência das fabricantes europeias de vários segmentos de eletrônicos em relação a fornecedoras de chips da Ásia.

Além disso, leis de subsídio na região devem ser revistas na tentativa de chamar empresas a instalarem fábricas de chips ou ampliarem indústrias já existentes.

Independência e crescimento

O plano, entretanto, ainda precisa ser aprovado por comissões especializadas e no parlamentou europeu. A ideia da UE é ter 20% do mercado global de semicondutores em oito anos, dobrando a atual fatia no setor.

Além disso, ela quer ser menos impactada em eventuais futuras crises de escassez como a que atualmente atinge o setor de tecnologia — e que, apesar de ser causada por uma série de motivos, envolve principalmente a presença de poucas grandes empresas controlando fábricas pouco espalhadas pelo planeta.

O governo dos Estados Unidos também já anunciou planos parecidos, com investimentos de larga escala e maior proximidade com fabricantes do setor — caso da Intel, que anunciou a construção de duas fábricas de microchips no país por US$ 20 bilhões para os próximos três anos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também