Fotógrafo brasileiro tem foto publicada pela NASA; veja imagem

Tecmundo






O fotógrafo brasileiro Carlos ‘Kiko’ Fairbairn fez um belo registro do fenômeno de conjunção planetária entre Vênus e Marte, a foto causou tanto impacto que foi publicada na terça-feira (29) pela própria NASA (agência espacial dos Estados Unidos) em sua seleção de imagens astronômicas, em uma plataforma que diariamente destaca um elemento e uma imagem marcante no Universo.
Em astronomia, a conjunção se refere ao encontro no céu entre dois ou mais corpos celestes — evento de possível visualização na Terra.
Segundo a agência espacial, a foto tirada no dia 04 de março em Teresópolis — região serrana do Rio de Janeiro — mostra os dois planetas alinhados a partir de uma diferença de 4 graus no ângulo de suas órbitas ao redor do Sol. Vênus aparece com o auge de seu brilho, à esquerda, enquanto Marte surge como o ponto vermelho, à direita. Confira!
A foto tirada pelo fotógrafo brasileiro entrou para a seleção de imagens astronômicas do dia no site da NASA
Em entrevista ao G1, Fairbairn ressaltou que a imagem não é uma montagem ou possui partes acrescentadas por edição. “Eu sabia que essa conjunção de Vênus com Marte estava acontecendo. Eu dei muita sorte que o tempo na região serrana do Rio durante o Carnaval foi excelente. Foram noites limpíssimas, sem nuvens. Além disso, era um local livre de poluição luminosa”, comentou.
“Esperei dar 3h da manhã, que é um horário que eu sabia que Vênus e Marte iriam sair ali do lado leste. Fiz todo um pré-planejamento, montei todos os meus equipamentos. O interessante é que o leste é justamente essa cadeia de montanhas que a gente vê na foto”, completou o fotógrafo.
Para ver a seleção de imagens do dia da NASA, acesse: apod.nasa.gov/apod .


