Funcionários do Facebook agora são chamados de 'metamates'
Tecmundo
A Meta, empresa que controla o Facebook e serviços como Instagram e WhatsApp, apresentou aos funcionários nesta semana os novos valores corporativos — incluindo uma nova expressão que identifica quem trabalha na companhia.
De acordo com o CEO e cofundador da Meta, Mark Zuckerberg, os colaboradores agora são os "metamates" — junção do nome da empresa com mates, palavra que significa "companheiro" em inglês.
Entre os novos lemas da empresa, estão "Mova-se rapidamente", "Construa coisas incríveis", "Viva no futuro", "Foque nos impactos a longo prazo", "Seja direto" e "Respeite seus colegas".
Empresa, amigos, você
Além disso, Zuckerberg terminou a apresentação com a frase "Meta, metamates, me" — um termo originário da Marinha ("Ship, shipmates, self") que indica que a tripulação é leal ao navio, aos colegas e a si mesmo.
"Isso é sobre sermos bons condutores de nossa companhia e missão. É sobre o sentimento de responsabilidade que temos para o nosso sucesso coletivo e a nós mesmos como colegas de equipe. É sobre tomar conta de nossa companhia e de nós mesmos", escreveu o executivo em uma postagem na rede social.
Entretanto, pela ordem das palavras, não foram poucas as observações de que o lema parece colocar a empresa em primeiro lugar e o funcionário como terceiro em prioridades. A Meta mudou de nome oficialmente em outubro de 2021 para melhor ilustrar a atual fase da companhia, focada em plataformas do metaverso.