TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Golpistas oferecem testes da variante Ômicron para roubar dados
Tecnologia

Golpistas oferecem testes da variante Ômicron para roubar dados

publisherLogo
Tecmundo
07/12/2021 19h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14804894/original/open-uri20211207-20-668bb7?1638904037
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Como tem acontecido durante a pandemia da covid-19, os golpistas de plantão estão desenvolvendo um novo esquema fraudulento usando a doença. Dessa vez, os criminosos estão apostando no phishing, técnica de engenharia social utilizada para obter dados confidenciais e bancários dos usuários, aproveitando o atual clima de incerteza e ansiedade gerado pela disseminação da variante Ômicron do coronavírus na Europa.

Detectado inicialmente pela organização de defesa do consumidor Which, o esquema de roubo de dados se faz passar por comunicações oficiais do Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), no Reino Unido. Utilizando a mesma programação visual do órgão oficial, as mensagens fraudulentas oferecem testes de PCR gratuitos que se dizem específicos para a variante Ômicron.

Por enquanto, o que se tem de concreto em relação à Ômicron é uma comunicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmando se tratar de uma “variante de preocupação” do vírus da covid-19. Embora reconheça que a nova mutação deve se espalhar rapidamente pelo mundo nesta semana, a agência mundial ainda não sabe quão eficazes são as atuais vacinas para contê-la, segundo a CBS News.

Como funciona o golpe de phishing da Ômicron?

Fonte: Which/Divulgação.Fonte: Which/Divulgação.

As mensagens falsas sobre a variante Ômicron do coronavírus são enviadas através de textos, emails e até oferecidas por telefone. Durante o contato com as possíveis vítimas, são oferecidos supostos novos kits de teste projetados especificamente para detectar a nova cepa da covid-19. 

De acordo com a Which, além das informações falsas — de que a variante é transmitida entre pessoas vacinadas, ou que as vacinas são ineficazes com ela —, uma leitura atenta irá revelar erros gramaticais grosseiros. No entanto, se o destinatário do golpe clicar no link da parte inferior da correspondência, será levado a uma página falsa do NHS que solicita: nome completo, data do nascimento, endereço, números de telefone e endereço de email. 

Finalmente, para obter as informações bancárias, o site pede que seja transferido um valor de £ 1,24 (R$ 9,24) como taxa de entrega e o nome de solteira da mãe.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também