Home
Tecnologia
Google divulga gastos de partidos políticos com anúncios na web
Tecnologia

Google divulga gastos de partidos políticos com anúncios na web

publisherLogo
Tecmundo
24/06/2022 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15066636/original/open-uri20220624-20-igf3ss?1656100899
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Google disponibilizou na quinta-feira (23) o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos para o mercado brasileiro. A nova ferramenta, que pode ser acessada por qualquer pessoa, permite acompanhar informações sobre anúncios publicitários feitos por partidos políticos nas plataformas da companhia.

Por meio dela, é possível pesquisar os detalhes de propagandas políticas veiculadas no YouTube e em sites parceiros que utilizam o serviço de publicidade AdSense. As informações são referentes às campanhas exibidas a partir de novembro de 2021, quando as diretrizes de conteúdo político do Google Ads foram atualizadas.

O usuário consegue saber, por exemplo, dados como os valores gastos em cada anúncio, a data de publicação e o alcance daquela campanha, entre outros. A plataforma inclui propagandas que mencionam partidos políticos e pessoas que se candidataram a cargos de nível federal em todo o país.

As informações sobre as campanhas políticas podem ser consultadas por qualquer pessoa.As informações sobre as campanhas políticas podem ser consultadas por qualquer pessoa.

“Queremos que os anúncios exibidos em nossas plataformas sejam transparentes e acessíveis para que vozes diversas possam debater questões importantes abertamente”, explicou a advogada do Google Brasil, Natalia Kuchar. O Brasil é o nono país a contar com o Relatório, que recentemente ganhou uma nova interface, de fácil navegação.

Como acessar

O Relatório de Transparência de Anúncios Políticos pode ser acessado neste link . Ao entrar na página, o usuário pesquisa as propagandas políticas por autor (candidato ou partido), estado, quantidade de exibições, valor gasto aproximado e formato (vídeo, texto ou gráfico).

Clicando em um anúncio específico no site, você tem acesso ao nome do anunciante e às demais informações já mencionadas. Há detalhes sobre mais de 1,5 mil propagandas veiculadas na internet, no momento, segundo a empresa.

O lançamento da ferramenta faz parte do acordo firmado pela companhia de Mountain View com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro. A parceria prevê ainda várias outras ações com o intuito de combater as fake news sobre as eleições 2022.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também