Google pode criar vestível que recebe comandos da pele
Tecmundo
Fones de ouvido e relógios inteligentes controlados por meio de toques na pele podem ser a próxima inovação lançada pelo Google. A tecnologia aparece em uma patente registrada recentemente pela empresa de Mountain View na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO).
Conforme destacou o LetsGoDigital no domingo (6), os documentos do registro mostram que a novidade permite operar diferentes tipos de dispositivos vestíveis apenas com o controle por meio de gestos na pele. Esta ação cria uma onda mecânica captada pelos sensores do aparelho.
A partir daí, a tecnologia “Sensor Fusion” combina os dados dos movimentos coletados e os transforma em um comando de entrada para o gadget. Deslizar para cima e para baixo e tocar na pele com diferentes intensidades, entre outros gestos, possibilitaria atender chamadas, reproduzir ou pausar músicas, trocar de faixas, modificar o volume e muito mais.
A tecnologia pode aparecer nos futuros wearables da Google.
Segundo a documentação, é importante que o gesto seja feito próximo ao local de uso do wearable, para ser detectado pelos sensores. No caso de um smartwatch, por exemplo, o toque deve acontecer no pulso, no dorso da mão ou no antebraço, enquanto nos fones ele seria feito na própria orelha.
Distinção de movimentos
Para que determinados movimentos não sejam interpretados de forma errada, o sistema conta com aprendizado de máquina capaz de distingui-los. Conforme a publicação, ações como coçar a mão, acenar com a cabeça e mastigar, entre outras, não são detectadas como gestos de entrada, podendo ser feitas normalmente.
Ainda não se sabe quando e se o mecanismo patenteado pela Google será utilizado. Mas rumores dão conta de que a tecnologia possa aparecer na próxima geração dos fones Pixel Buds e/ou no Pixel Watch, relógio da gigante das buscas que deve ser lançado até o fim do primeiro semestre.
Recurso semelhante está presente no fone Sony LinkBuds WFL-900, lançado no mês passado, que responde a toques na orelha.