iPhone 14, Galaxy S22: os celulares mais esperados de 2022
Tecmundo
Com a virada do ano, o mercado de smartphones também passa por uma virada de página. Isso significa que as fabricantes estão prontas para lançar modelos da linha 2022, uma evolução em hardware, software e visual em relação aos modelos passados.
Mas quais são os celulares mais esperados de 2022? Vários dos modelos são sucessores já esperados de linhas tradicionais, enquanto alguns são dispositivos especulados e que significam uma mudança mais radical nos planos de fabricantes.
A seguir, selecionamos alguns deles. Algum ficou de fora? Deixe a sua contribuição nos comentários!
iPhone 14
A atualização anual nos principais smartphones da Apple promete mudanças mais radicais para 2022 no visual, seguindo o padrão de alterações mais significativas a cada duas gerações. Dessa vez, a linha iPhone 14 pode apresentar ainda uma versão com até 2 TB de armazenamento e a aguardada transição para a conectividade USB-C, sem contar um esquema de câmeras traseiras sem o tradicional relevo.
Um conceito do futuro iPhone 14 Pro Max.
Além disso, as versões Pro e Pro Max podem trocar o “notch” na parte superior da tela por um furo mais discreto para abrigar a câmera de selfie.
iPhone SE 3
Ainda no terreno da Apple, em 2022 teremos a provável atualização do celular da empresa que é mais acessível e sucesso de vendas em vários mercados, incluindo o Brasil.
O último iPhone SE.
O iPhone SE3 (ou SE 2022) possivelmente terá avanços no processador e no visual, além de conectividade 5G. Além da versão tradicional com tela de 4,7", é possível que ele ganhe uma opção "Plus".
Galaxy S21 FE
Antes dos novos tops de linha, a Samsung deve começar o ano que vem com um lançamento já muitas vezes adiado: o Galaxy S21 FE, a “Fan Edition” do dispositivo da geração anterior.
O Galaxy S21 FE.
O aparelho deve seguir como uma alternativa mais barata aos modelos tradicionais — o S20 FE foi um sucesso de vendas — e trazer aspectos de elite sob um preço um pouco menor. Até por causa dos adiamentos, ele já vazou em fotos e especificações técnicas, com uma ampla variedade de cores, tela Super AMOLED Infinity-O de 6,4 polegadas e um processador Exynos 2100 ou Snapdragon 888, dependendo da região.
Galaxy S22 Ultra
A linha Galaxy S22 inteira é esperada pelos fãs da sul-coreana, mas o modelo Galaxy S22 Ultra é o carro-chefe dos celulares. Para a geração do ano que vem, a expectativa é a inclusão de uma S Pen como parte do pacote ou ao menos o suporte ao uso da caneta, o que traz lembranças da finada família Galaxy Note, além de um carregamento mais rápido.
O Galaxy S22 Ultra com S-Pen.
O modelo terá bordas da tela arredondadas e um esquema de câmeras com quatro sensores, além de quatro cores: preta, vermelha escura, verde e branca. O anúncio é esperado para fevereiro de 2022.
Xiaomi 12
Após aposentar o nome “Mi”, a Xiaomi está pronta para continuar a sua principal família de celulares. O Xiaomi 12 deve ser revelado ainda em dezembro, mas com vendas intensificadas a partir de janeiro de 2022, com provável bateria de 5.000 mAh e suporte para carregamento rápido com fio de 120W, além de até 12 GB de RAM.
O Xiaomi 12, segundo capas vazadas.
O modelo será ainda um dos primeiros do mercado com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm. As versões Xiaomi 12 Pro e 12 Ultra também são esperadas no mesmo evento de anúncio.
Google Pixel Fold
O Google pode ser a mais nova empresa a entrar no mundo dos smartphones dobráveis. Rumores sobre o lançamento de um Pixel Fold começaram a circular no segundo semestre de 2021, sem traços do aparelho por enquanto.
Um conceito do Pixel Fold.
Enquanto há relatos de que o dispositivo possa até ter sido cancelado, ainda é provável que o Google entre no setor com um modelo que replique o Android "puro" e boas características de fotografia, assim como os dispositivos tradicionais. Até agora, as especulações apontam que o modelo terá um display LTPO OLED.
Realme GT 2 Pro
A fabricante Realme tem conquistado cada vez mais espaço tanto com dispositivos de custo-benefício quanto os top de linha de respeito. E ela deve balançar o mercado com mais um modelo, o Realme GT 2 Pro.
O primeiro Realme GT Pro.
Já surpreendendo em testes de benchmark, o dispositivo deve ter uma versão com até 1 TB de armazenamento interno, tela AMOLED de 6,8" WQHD+ e câmera sob a tela. O anúncio deve acontecer em 20 de dezembro de 2021, com vendas a partir do primeiro trimestre do ano seguinte.
OnePlus 10 Pro
A OnePlus está disposta a retomar o título de "matadora de flagships", especialmente agora que é uma marca sob a supervisão da Oppo e com compartilhamento de tecnologia entre as empresas.
O OnePlus 9 Pro.
Para o OnePlus 10 Pro, a expectativa é o lançamento de um celular com tela AMOLED de 6,7" com taxa de atualização de 120 Hz, bateria de 5.000 mAh e uma mudança radical em fotografia graças a uma parceria com a Hasselblad. O lançamento deve acontecer durante a CES 2022, em Las Vegas, no começo de janeiro.
Nokia 10 PureView 5G
A HMD Global, atual dona da licença da Nokia, pode em 2022 finalmente lançar um novo celular top de linha. Trata-se do Nokia 10 PureView 5G, sequência do modelo Nokia 9 PureView.
O Nokia 9 PureView.
Ele era esperado para 2021, mas parece ter sido adiado tanto pela pandemia quanto pelas apostas da fabricante em dispositivos mais acessíveis. Agora, o modelo é esperado para ter bordas finas e corpo de vidro, além de até 12 GB de RAM e câmeras da parceira Zeiss. O último modelo da linha se notabilizou pelo uso de cinco sensores traseiros, mas o design pode não ser repetido no novo modelo.
Zenfone 9
A Asus modificou a estratégia de lançamento de celulares nos últimos anos e passou a fazer anúncios mais pontuais. Para 2022, a expectativa é de um Zenfone 9 com poucas mudanças em relação à geração anterior, mas um visual que ainda mantém o modelo diferente dos rivais.
A câmera flip deve aparecer na nona geração.
Para o modelo, são esperadas melhorias simples no hardware, como até 512 GB de armazenamento interno, até 16 GB de RAM e o novo chip da Qualcomm. Em fotogafia, a aposta é na adição de um novo sensor traseiro e foco em zoom. Além disso, a variante Flip deve ser mantida.
Motorola Edge 30 Ultra
Esse item é uma inclusão especial na lista. Afinal, ele já foi anunciado: trata-se do Motorola Edge X30, primeiro celular com Snapdragon 8 Gen 1, com tela OLED de 6,7 polegadas, câmera frontal de 60 MP e bateria de 5.000 mAh com carregamento 68W via USB-C.
O Moto Edge X30.
A nomenclatura não foi confirmada, mas são muitas as chances de que o X30 seja o Moto Edge 30 Ultra em versão global — a empresa não utiliza a linha "X" em mercados fora da China e lançou o Edge 20, 20 Pro e 20 Lite no Brasil.
Menções honrosas
- OnePlus Nord N20: a próxima versão intermediária da OnePlus deve elevar a competição por modelos custo-benefício.
- Google Pixel 6a: a próxima versão do Pixel antes da atualização de geração deve corrigir as falhas dos modelos atuais e elevar a experiência de câmera.
- Galaxy Z Fold 4: não é certo que um novo celular dobrável da Samsung saia já em 2022, mas o salto entre gerações tem sido alto e esses dispositivos estão cada vez melhores.
- Sony Xperia 1 IV: os próximos Xperia da Sony devem seguir a linha da fabricante japonesa de focar em display e fotografia, mesmo que por um preço mais alto. Vale considerar que a marca não vende mais celulares no Brasil.
- Huawei Mate 50 Pro: o retorno da família Mate deve ocorrer com um novo processador Kirin, câmeras de alta qualidade e o HarmonyOS como sistema operacional.