Home
Tecnologia
Lendário Napster é comprado por empresa focada em Web3
Tecnologia

Lendário Napster é comprado por empresa focada em Web3

publisherLogo
Tecmundo
18/05/2022 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15011461/original/open-uri20220518-19-8mf78c?1652911587
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Napster Group, empresa que mantém o nome do clássico programa de download de música em MP3 que marcou a história da internet, está de casa nova.

A companhia foi adquirida na última semana pelos grupos Hivemind e Algorand, que pretendem "revolucionar mais uma vez a indústria da música ao levar blockchain e Web3 para artistas e fãs".

conteúdo web| others

Ainda não há detalhes sobre o que será feito, mas é possível que o Napster seja relançado como um serviço híbrido de streaming com música e vídeo, além de conteúdos que podem envolver tokens não-fungíveis (NFTs) .

Novos caminhos

Lançado em 1999 , o Napster foi um dos primeiros e principais softwares de download de MP3, o que também levou ele a ser um dos grandes alvos de processos por infração de direitos autorais. Essas questões judiciais causaram o fim do software original, que deixou de existir em 2001. 

Após trocar de dono algumas vezes, o Napster ainda é uma plataforma de música, mas com conteúdo legalizado e até planos corporativos. A última vez que o serviço havia mudado de mãos foi em 2020 , quando passou para uma companhia britânica chamada MelodyVR.

A interface original do Napster, um clássico da pirataria.A interface original do Napster, um clássico da pirataria.

Em busca de recuperar os bons tempos com base em nomes fortes, anúncios parecidos foram realizados nos últimos meses por outros softwares antigos, como o LimeWire e até o Winamp , ambos com projetos que envolvem blockchain em desenvolvimento.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também