Localiza ficou fora do ar após ataque do grupo hacker Lapsus
Tecmundo
De acordo com informações reveladas pela Localiza, alguns sistemas da empresa e de suas subsidiárias ficaram temporariamente fora do ar durante a madrugada desta terça-feira (11). Em comunicado oficial, a rede brasileira especializada em aluguel de carros afirmou que aconteceu um "incidente de segurança cibernético envolvendo a companhia".
Apesar disso, a Localiza não deixou claro se o problema envolve hackers, contudo, o grupo Lapsus informou que é responsável pelo ataque ao site da companhia. Inclusive, é o mesmo grupo que confirmou a autoria dos ataques realizados aos sistemas do Conecte SUS e Ministério da Saúde.
Piratas da internet ou criminosos?
Conforme revelado em comunicado, a empresa não tem evidências sobre acesso indevido à base de dados ou vazamento de informações. A Localiza também não deixou claro quais serão os próximos passos para resolver o problema.
A Claro foi uma das empresas afetadas pelo grupo Lapsus.
“Identificamos uma interrupção parcial no funcionamento de alguns de nossos sistemas na madrugada do dia 11/01, em decorrência de um incidente de segurança cibernético envolvendo a companhia. O funcionamento dos sistemas vem sendo restabelecidos. Não há, até o momento, nenhuma evidência de acesso a bases de dados, bem como extração ou vazamento de dados pessoais”, a Localiza revelou em nota.
O grupo Lapsus revelou nesta madrugada, às 2h da manhã, que foi responsável pelo ataque ao site da Localiza, que apresentou erro de DNS. Alguns clientes do serviço de locação de veículos afirmaram que foram redirecionados para o site pornográfico Pornhub ao tentar acessar o site da locadora durante a madrugada.