Mercado Livre tem alta de 60,5% na receita do final de 2021
Tecmundo
A gigante argentina do ecommerce Mercado Livre anunciou na terça-feira (22) os resultados financeiros do quarto trimestre de 2021. Embora os números apresentados – receita líquida de US$ 2,1 bilhões (R$ 10,5 bilhões) – representem um crescimento de 60,5% em relação ao ano anterior, há sinais de desaceleração nos negócios, o que leva o maior portal de comércio da América Latina a se concentrar nos milhões de clientes conquistados durante a pandemia.
Quando se fala em desaceleração, é preciso ter em mente que, no ano passado, quando apresentou o seu balanço de 2020, a empresa argentina surfou na onda de crescimento das operações digitais decorrentes das medidas de isolamento social contra a covid-19. Isso fez com que, na época, as receitas praticamente dobrassem em dólar.
Com o progressivo retorno às compras presenciais ocorrido no ano passado, o que houve, na verdade, foi um crescimento mais gradual nas atividades do ecommerce, tanto no que se refere a novos clientes, quanto nas vendas. No Mercado Livre, a base de usuários únicos ativos totalizou 82,2 milhões em dezembro de 2021, um crescimento de 11,1% nos últimos 12 meses, em comparação com uma performance de 74% ocorrida em 2020.
O que o Mercado Livre irá entregar em 2022?
Fonte: Mercado Livre/Divulgação.
Falando à Reuters, o vice-presidente de estratégia, desenvolvimento e relações com investidores do Mercado Livre, André Chaves, afirmou que o crescimento do negócio continua sendo a prioridade da empresa, e anunciou novos investimento em logística no Brasil. Ainda neste ano, serão inaugurados quatro centros de distribuição em São Paulo: um no bairro paulistano de Perus, dois em Barueri e outro em Araçariguama, região de Sorocaba.
Em relação aos segmentos, as apostas da empresa argentina irão se voltar para as vendas de supermercados, setor que deverá concentrar os gastos dos consumidores (em detrimento de produtos eletrônicos), devido ao cenário atual de inflação alta e juros crescentes. Essa já é uma tendência que outros players do marketplace, como a Americanas, estão adotando.