Missão espacial BebiColombo divulga primeiras imagens de Mercúrio; veja
Tecmundo
Os mistérios do Mercúrio, planeta mais próximo do nosso Sol, começam a ser desvendados pela missão espacial BebiColombo realizada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).
A primeira fotografia da missão ao planeta vermelho foi divulgada no último sábado (2) e mostra uma série de crateras e erupções vulcânicas, além de uma das antenas da sonda. O registro, em preto e branco e com resolução de 1024 x 1024 pixels, foi realizado no dia 1º de outubro, depois que a missão realizou um sobrevoo a uma altitude de 199 km da superfície de Mercúrio.
No entanto, as fotografias não foram capturadas durante a aproximação e sim a uma distância de cerca de 1.000 km. Quando o BebiColombo ficou próximo de Mercúrio pelo lado noturno do planeta, com condições ruins para as fotografias.
A missão pretende mapear a superfície de Mercúrio e analisar sua composição para aprender mais sobre suas origens. Os cientistas querem descobrir se o planeta vermelho surgiu de um corpo maior, desprendido devido a um impacto gigante.
O próximo sobrevoo de Mercúrio ocorrerá em 23 de junho de 2022. A principal missão científica da BepiColombo começará por volta do início de 2026. Até o momento, existem nove voos planetários programados, um na Terra, dois em Vênus e seis em Mercúrio.
Missões anteriores para Mercúrio
Apenas outras duas missões enviaram sondas para Mercúrio, o planeta menos explorado do sistema solar. A primeira delas foi a Mercury: Mariner 10, que orbitou o planeta vermelho três vezes entre 1974 e 1975.
Em 2011, a Nasa enviou a sonda MESSENGER, que descobriu a existência de água na exosfera e indícios da existência de vulcanismo em Mercúrio. Em 2015, após acabar o seu combustível, a sonda foi abandonada.