Nubank diz que nova norma do BC terá impacto menor que o previsto
Tecmundo
Após as ações atingirem o seu menor valor na semana passada, o Nubank anunciou na segunda-feira (14) que as novas regras anunciadas pelo Banco Central para instituições de pagamento (IPs) terão uma exigência adicional de capital menor do que o previsto. Segundo o BC, a decisão é motivada por aumentar a competição no sistema e acompanhar o crescimento das instituições do país.
A nova regra altera o cálculo do capital mínimo regulatório de IPs como o Nubank, considerando riscos de cada tipo de atividade e criando a parcela dos Ativos Ponderados pelo Risco de serviços de pagamento (RWASP) — que envolve atividades como credenciamento, emissão de moeda eletrônica e iniciação de transação de pagamento.
Embora o impacto seja menor a princípio, o Nubank afirma que o final da implementação será mais difícil
A mudança será implementada gradualmente entre 2023 e 2025. Para o Nubank, entretanto, essa exigência adicional será menor do que o esperado. "Essa alteração não tem um impacto significativo no nosso modelo de negócios ou em nossa capacidade de crescimento", disse em comunicado.
No entanto, a empresa afirma que ao final da execução das novas regras, em janeiro de 2025, a exigência de capital para o conglomerado será entre 10% e 15% maior do que o previsto durante a Consulta Pública nº 80 do Bacen. Isso resultará em aumento na exigência para a atividade de cartões de crédito, embora praticamente não altere os demais segmentos.