Primeira vacina vegana contra covid-19 é aprovada no Canadá
Tecmundo
Aprovada pelos órgãos reguladores no final do mês passado, uma nova vacina contra a covid-19 em uso no Canadá é diferente dos demais imunizantes existentes por ser feita com material retirado de plantas. A vacina “vegana” se chama Covifenz e foi desenvolvida pelos laboratórios Medicago e GlaxoSmithKline.
O que destaca esse imunizante dos outros em uso no mundo é a sua composição totalmente livre de produtos de origem animal. Enquanto vacinas tradicionais dependem de ovos de galinha ou culturas de células de mamíferos, a Covifenz optou por utilizar partículas que imitam a proteína spike do Sars-CoV-2, extraídas da planta Nicotiana benthamiana.
Fonte: Medicago/Divulgação
A eficácia da vacina vegana
De acordo com a Health Canada, a Covifenz pode ser administrada em adultos entre 18 e 64 anos de idade, no regime de duas doses. A taxa de eficácia geral da vacina contra as variantes conhecidas do vírus foi de 71%, subindo especificamente para 75,3% no caso da delta. "Nos próximos meses, saberemos o quão bem nossa vacina foi contra a ômicron", afirmou à CBC News, o diretor médico da Medicago, Brian Ward, anunciando testes em andamento.
Na época da finalização do estudo global de Fase 3 da vacina, não estavam ainda circulando as subvariantes BA.1 e BA.2 da ômicron, o que levou a uma nova versão da Covifenz igualmente baseada em plantas. Os pesquisadores irão também avaliar se o imunizante vegano poderá ser utilizado como uma dose de reforço para crianças.