Qualidade é a inovação da vez
Tecmundo
Podemos considerar que vivemos em uma época de muitos pilares. De diversas maneiras, dependemos da tecnologia, seja da informação, seja da velocidade, entre outros fatores que tornam a vida tão acelerada e o mercado (de forma geral) tão competitivo.
Falo isso em todos os sentidos possíveis. Qualidade é algo que buscamos em tudo que consumimos e, ainda assim, é algo que falta diversas vezes. Seja em produtos, seja em serviços, seja no atendimento, seja na entrega, seja até em âmbitos mais pessoais, como nas relações e no autocuidado.
Ao longo da última década, os processos se aceleraram, e as pessoas começaram a viver em uma onda desenfreada de consumo nunca visto antes — que não se restringe a itens e serviços, mas se expande também para conteúdo. Logicamente que, eventualmente, isso chegaria a um ponto de desequilíbrio extremo. E é onde chegamos.
Já ficou claro que, com a digitalização de todos os setores da vida, essa velocidade é o que priorizamos, e realmente não podemos deixar a eficiência e a proatividade para trás. Contudo, conforme nos acostumamos com essa realidade, passamos a entender que é preciso fazer uma escolha no consumo. E o critério de desempate sempre será a qualidade.
As pessoas não precisam nem querem mais estar em toda parte da internet, pois já entenderam que é impossível. Por mais que estejam sempre conectadas, elas estão escolhendo melhor onde passar seu tempo online e offline. Afinal, ter boas experiências em um lugar é algo que leva a buscá-las em todos os lugares.
Muitas empresas já perceberam esse movimento. Não é à toa que novos cargos vêm surgindo especificamente para pensar a experiência do cliente (a onda de CX ou Customer Experience). Chamar a atenção e conquistar fidelidade, mais do que nunca, requer esforços em todos os setores.
O conteúdo produzido atualmente deve ser relevante e preciso tanto no jornalismo quanto no marketing. O atendimento deve ser simpático e efetivo no chat ou na loja. Os produtos devem ser bem desenvolvidos e testados. A logística deve ser rápida e segura.
Resumindo: tudo precisa de alta qualidade, pois não se trata mais de apenas estar presente. Todo mundo está presente. A era do “faz primeiro e ajeita depois” está se esgotando, e a era da qualidade já começou.
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Eduardo Cosomano é fundador da EDB Comunicação, agência especializada em assessoria de imprensa e produção de conteúdo. É coautor do livro Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup, lançado pela Editora Gente.