Home
Tecnologia
Risco de hemorroida pode aumentar ao levar celular para o banheiro
Tecnologia

Risco de hemorroida pode aumentar ao levar celular para o banheiro

publisherLogo
Tecmundo
07/12/2021 23h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14805314/original/open-uri20211207-18-7qczvx?1638918113
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Inchaços da região anal e retal, que se projetam para fora do ânus, causando dor, coceira e desconforto no indivíduo. 

Apesar de muitas pessoas possuírem tendência a desenvolver a hemorroida, algumas práticas do dia a dia podem provocá-las ou ainda a agravá-las naqueles que possuem casos de recorrência. Segundo estudos publicados na National Library of Medicine, apontam que levar o celular para o banheiro pode aumentar a incidência da doença.

Isso acontece porque ao levar o smartphone para o banheiro, é normal que as pessoas fiquem sentadas no vaso sanitário por mais tempo que o necessário, uma vez que é inevitável se distrair com conversas paralelas, posts nas redes sociais, vídeos no YouTube e outras mídias.

Dessa forma, muitas pessoas acabam por continuar fazendo força para evacuar mesmo quando já não é necessário, o que acaba dilatando os vasos sanguíneos das veias, levando ao surgimento das hemorroidas. 

Todavia, existem outros fatores que podem provar o surgimento da doença, sendo necessário que as pessoas tenham conhecimento sobre eles para reduzir as chances de desenvolvê-la.

Quais outros fatores que podem aumentar o risco de hemorroidas? 

As hemorroidas tendem a aparecer durante a gravidez, desaparecendo durante o pós-parto. (Shutterstock/Reprodução)As hemorroidas tendem a aparecer durante a gravidez, desaparecendo durante o pós-parto. (Shutterstock/Reprodução)

Há outros fatores do dia a dia podem aumentar o risco de desenvolver hemorroidas. A medida em que envelhecemos os tecidos da região anal tendem a ficar mais enfraquecidos, aumentando ainda mais as chances de surgir hemorroidas em pessoas mais velhas. 

Além disso, outro fator muito comum que acomete mulheres cisgênero e homens transexuais é a gravidez. Com o desenvolvimento do bebê durante a gestação, o peso também pressiona a região anal, fazendo com que muitas pessoas sofram com a doença durante esse período. 

A lista ainda inclui a obesidade e a constipação, uma vez que elas aumentam a chance do surgimento e agravamento das hemorroidas em milhares de pessoas todos os anos. 

 

Como evitar o surgimento das hemorroidas? 

Apesar das atividades físicas serem uma forma de evitar as hemorroidas, exercícios de força podem precisar ser evitados durante a doença. (Shutterstock/Reprodução)Apesar das atividades físicas serem uma forma de evitar as hemorroidas, exercícios de força podem precisar ser evitados durante a doença. (Shutterstock/Reprodução)

De acordo com especialistas, a melhor maneira de evitar as hemorroidas e outras doenças nocivas para a saúde é conciliando uma alimentação saudável com boas práticas de atividade física. Dessa forma, o corpo estará sempre equilibrado, fazendo com que o surgimento de muitas doenças possa ser evitados. 

No dia a dia, para reduzir ainda mais as chances de desenvolvimento da doença, não levar o celular ao banheiro pode ser uma maneira de evitar ficar tempo demais sentado no vaso sanitário. No entanto, para aqueles que geralmente precisam ficar colados ao celular, pode ser interessante colocar um despertador em um curto período para lembrar de acelerar suas atividades na toalete. 

Entre os principais sintomas da doença estão a dor na região anal, coceira, sangramento e o surgimento de bolinhas ao redor do ânus. 

O que fazer em caso de surgir hemorroidas?

Os coloproctologistas são os especialistas responsáveis pelo tratamento das hemorroidas. (Shutterstock/Reprodução)Os coloproctologistas são os especialistas responsáveis pelo tratamento das hemorroidas. (Shutterstock/Reprodução)

Em caso de surgimento da doença, os afetados devem procurar um médico com urgência para receber um tratamento adequado. A consulta poderá ser realizada por um clínico geral, que irá realizar o encaminhamento para o proctologista, ou o diretamente com o especialista, que dará os encaminhamentos necessários.

É preciso que quem está sofrendo com a doença não tente seguir métodos de cura caseiros e nem adie a ida ao hospital, visto que isso pode trazer uma série de complicações futuras. 

Apesar de parecer algo de muita complexidade, o tratamento envolve abordagens simples como o banho de assento morno, dieta, atividades físicas e medicações. Apesar disso, é preciso ficar atento, pois em situações extremamente graves pode ser indicada a necessidade de fazer cirurgia para remover as hemorroidas. 

Em todo o caso, as abordagens devem ser discutidas diretamente com os médicos que estão trabalhando no caso. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também