TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Rússia multa Google por não apagar conteúdos considerados ilegais
Tecnologia

Rússia multa Google por não apagar conteúdos considerados ilegais

publisherLogo
Tecmundo
21/08/2021 17h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14642839/original/open-uri20210821-18-jtpk4y?1629567030
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma corte judicial de Moscou confirmou nesta quinta-feira (19) que a Google terá que pagar uma multa por desrespeitar pedidos feitos pelo governo. A pena é de 14 milhões de rublos, aproximadamente R$ 1 milhão em conversão direta de moeda, sob o veredito de "ofensas administrativas".

Segundo a agência de notícias Reuters, o buscador não teria acatado a ordem de retirar dos resultados uma série de publicações consideradas ilegais. A Google confirmou oficialmente a penalização, mas não comentou o caso.

Jornada contra as Big Tech

Os conteúdos não foram detalhados, mas a Rússia tem agido contra publicações que criticam a prisão de Alexei Navalny, um influente político da oposição no país. Além disso, o governo busca por mais formas de moderação contra temas que envolvam pornografia, drogas e até suicídio.

Facebook e Twitter também já foram alvo de investigações parecidas — a plataforma de microblog até teve a velocidade reduzida na região por não colaborar com as autoridades. A administração de Vladimir Putin recentemente aplicou outra multa na empresa por ela ter se recusado a abrir um escritório ou data center para cuidar dos dados do país.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também