Samsung Galaxy Book Pro 360 [Hands-on e primeiras impressões]
Tecmundo
Lançado internacionalmente em abril de 2021, o Galaxy Book Pro 360 está chegando oficialmente ao Brasil em julho. O notebook premium 2 em 1 traz grandes destaques dos dispositivos móveis da Samsung para o PC, incluindo uma S Pen remodelada e tela AMOLED com um design bem fino e leve. Tivemos a oportunidade de colocar as mãos no Galaxy Book Pro 360 e eu vou compartilhar aqui com vocês os principais destaques.
A caixa do Galaxy Book Pro 360 tem um design mais minimalista, fina e já indicando que o aparelho é fabricado no Brasil. Além do PC, aqui também temos a queridinha S Pen, um cabo USB-C – igual aos smartphones da Samsung – e um carregador rápido porreta de 65 watts.
Carregador e conexão USB-C do Galaxy Book Pro 360
O modelo que estamos testando é azul escuro e tem uma tela de 13.3 polegadas, mas também existe uma versão maior, de 15.6 polegadas e cores prata e bronze. Esse aqui tem 11,5mm de espessura e pesa um pouco mais de 1kg.
O aparelho tem um design bem elegante e bem sóbrio, com um corpo em alumínio que ajuda a dar essa leveza e também uma durabilidade maior ao produto, mas deixa muitas marcas de dedo na tampa.
Apesar do movimento que permite transformar o computador em um tablet ou deixar ele apoiado na mesa para assistir um vídeo, por exemplo, ele não passa uma sensação de fragilidade e nem fica rangendo a dobradiça.
Voltando para o corpo do aparelho, do lado direito temos um slot de cartão de memória, uma porta USB-C e um conector P2 para fones de ouvido e microfone. Do lado esquerdo, mais uma porta USB-C e uma Thunderbolt 4, que permitem carregar outros dispositivos quando o PC está hibernando ou desligado.
Na parte superior da tela, que é sensível ao toque, temos um microfone com cancelamento inteligente de ruído, um sensor de luz ambiente e câmera de apenas 720p. O botão de liga e desliga guarda também um leitor de impressões digitais para facilitar o desbloqueio. O teclado com mecanismo tesoura e teclas largas é bem confortável e retroiluminado.
Como já era de se esperar de uma AMOLED da Samsung, o display tem cores vivas e brilhantes, mas a resolução máxima aqui é FullHD. Dava pra melhorar aqui, hein, Sammy? Principalmente porque a ideia é que o consumidor use o ecossistema Galaxy completo, então dá uma diferença quando você passa do smartphone QuadHD top de linha para o computador. Os alto-falantes com Dolby Atmos levam a assinatura da parceira da Samsung, a AKG.
O Galaxy Book Pro 360 faz parte do projeto da plataforma Evo, uma parceria da Intel com fabricantes de notebooks para oferecer melhorias em recursos como autonomia da bateria e conectividade em designs ultrafinos.
Debaixo do capô, o processador é um i7 de 11ª geração, SSD de 512 GB e 16 GB de RAM (LPDDR4). Como vocês já notaram pelos conectores que eu citei, a conexão à internet aqui é sem fio, suporta 5G, Wi-Fi 6E e o Bluetooth é 5.1. A bateria tem 63Wh e, por enquanto, tem se mostrado promissora, mas vamos saber mais quando aprofundarmos os testes. A placa de vídeo é integrada, uma Intel Iris Xe.
O sistema operacional é o Windows 10 Home que também traz o Link com Windows, permitindo usar até cinco aplicativos simultaneamente do seu smartphone Android no computador.
E é claro que não dá para deixar de falar da S Pen, que não tem Bluetooth, mas ganhou um upgrade e ficou maior e mais parecida com uma caneta comum, o que facilita a pegada e dá mais precisão no uso. O Galaxy Book Pro 360 já vem com o aplicativo PENUP instalado para quem quiser soltar a criatividade e pintar, desenhar, ou fazer a arte que quiser com a canetinha. Também dá para sincronizar o Samsung Notes com o celular e abusar da S Pen nas anotações.
De cara já dá para notar que a Samsung realmente quer que o Galaxy Book Pro seja uma extensão do seu smartphone Galaxy, fortalecendo ainda mais a proposta de oferecer um ecossistema completo, como sua rival Apple. Agora vamos colocar ele pra trabalhar aqui durante os testes para a análise completa.