Spam e golpes de criptomoedas cresceram quase 4000% em dois anos

Tecmundo






A quantidade de contas falsas, robôs e postagens massivas em relação ao setor de criptomoedas cresceu 3.894% em apenas dois anos nas redes sociais. Esse é o principal dado de um estudo da empresa de consultoria em criptomoedas LunarCrush, que monitora feeds de plataformas desde 2019.
Segundo o mais recente relatório da marca, o volume de spam disparou e atingiu seus maiores valores no último ano. Além disso, a maior parte das contas são de robôs programados para enviar spam, embora várias das publicações massivas também sejam feitas por perfis legítimos.
O gráfico dos últimos dois anos em volume de spam sobre criptomoedas.
E os temas das postagens não são exatamente discussões: o spam tenta empurrar ao usuário o investimento em alguma criptomoeda ou então aplicar um golpe , como promessas de retornos fora da realidade, por exemplo.
A LunarCrush afirma ainda que as plataformas de rede social não estão muito preocupadas em barrar esse tipo de conta, já que elas aumentam o valor da empresa ao ampliarem engajamento e quantidade de mensagens e usuários em relatórios.
Vale lembrar que esse tipo de cenário foi a principal reclamação de Elon Musk para adiar a aquisição do Twitter : o empresário alega que deseja avaliar exatamente a quantidade de robôs na plataforma antes de prosseguir.


