TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Sucessor do SMS, padrão RCS já tem 500 milhões de usuários ativos
Tecnologia

Sucessor do SMS, padrão RCS já tem 500 milhões de usuários ativos

publisherLogo
Tecmundo
12/05/2022 14h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15002446/original/open-uri20220512-19-1jvvxpf?1652365998
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A tecnologia Rich Communication Services (RCS), tida como a sucessora do SMS, é utilizada atualmente por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, mesmo com a Apple ignorando o recurso. O número foi divulgado pelo Google nesta quarta-feira (11), na abertura da Google I/O 2022.

Segundo a companhia de Mountain View, a quantidade de usuários do novo padrão de mensagens de celular se refere ao número de pessoas que têm a função habilitada no aplicativo Mensagens do Android. Este sistema é suportado por operadoras de diversos países, trazendo melhorias em comparação com as mensagens de texto convencionais.

Durante a conferência anual realizada pela gigante das buscas, a empresa aproveitou para dar uma cutucada na rival, que segue resistente em adotar o padrão como substituto do SMS no iPhone. A Maçã tem o seu próprio app para esta finalidade, o iMessage, bastante popular nos Estados Unidos, mas precisa recorrer ao modelo convencional para trocar mensagens com o Android.

Google comemora a marca de 500 milhões de usuários do RCS na Google I/O 2022.Google comemora a marca de 500 milhões de usuários do RCS na Google I/O 2022.

“Esperamos que todos os sistemas operacionais móveis recebam a mensagem e atualizem para o RCS. Portanto, suas mensagens são privadas, independentemente do dispositivo que você está usando”, comentou o porta-voz da Google em uma referência direta à Apple.

Vantagens do RCS

Mais moderno que o SMS, o RCS tem recursos semelhantes aos encontrados nos mensageiros mais populares da atualidade, como WhatsApp, Telegram e Messenger. Ou seja, é possível enviar mensagens de áudio e vídeo, compartilhar arquivos, fotos e adesivos, criar grupos de conversa e muito mais.

O limite de caracteres por mensagens existente no antigo padrão também não é um problema na tecnologia mais recente. Além disso, o Google confirmou que o RCS terá alguns aprimoramentos ainda este ano, como a chegada da criptografia de ponta a ponta nas conversas em grupo, aumentando a segurança.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também