Surface Slim Pen 2 é anunciada com feedback que simula papel
Tecmundo
Nesta quarta-feira (22), a Microsoft anunciou a nova Surface Slim Pen 2 com um motor háptico que simula a sensação de desenhar e escrever no papel. O acessório está disponível em pré-venda por US$ 130, cerca de R$ 686 em conversão direta, com lançamento previsto para o dia 5 de outubro, mas a chegada no Brasil ainda é incerta.
O dispositivo possui 4.096 níveis de pressão e a conectividade acontece através do Bluetooth 5.0. A novidade também conta com a tecnologia Zero Force Inking que detecta quando a caneta está perto da tela para melhorar a performance do primeiro toque. Além disso, a ponta está mais fina para criar uma experiência mais precisa. No total, são apenas dois botões: um na lateral e o outro na parte de cima.
Confira, abaixo, a ilustradora Alexandria Neonakis descrevendo a nova Slim Pen durante a conferência — vídeo apenas em inglês.
O equipamento possui 15 horas de autonomia na bateria e pode ser recarregado sem fio caso seja armazenado magneticamente no teclado do Surface Pro, na lateral do Surface Laptop Studio ou na capinha protetora do Surface Duo 2. Segundo o The Verge, um carregador será vendido separadamente e a base de carga do Slim Pen 1 receberá uma atualização para incorporar a sucessora.
Compatibilidade
A sensação tátil de papel será compatível apenas com o Surface Pro 8 e Surface Laptop Studio com Windows 11. Dito isso, a caneta funciona em vários outros dispositivos da família; confira a lista completa abaixo:
- Surface Laptop Studio
- Surface Pro 3 - 8
- Surface Pro X
- Surface Duo 1 e 2
- Surface Go 1, 2 e 3
- Surface Hub 2S
- Surface Laptop 1 - 4
- Surface Studio 1 e 2
- Surface Book 1, 2 e 3
- Produtos fora da marca com suporte ao protocolo Microsoft Pen (MPP)
Atualmente, de acordo com o Windows Central, o feedback háptico funciona nos seguintes aplicativos do Windows 11: Microsoft Word, Journal, Whiteboard, PowerPoint, Adobe Fresco, Sketchable, LiquidText e Shapr3D. O novo motor da caneta também enviará sinais quando certos gestos forem realizados nos softwares. No Word, por exemplo, uma vibração é transmitida quando o usuário rabisca palavras para deletar o conteúdo.