TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Tectoy pode ser multada por vender carregador sem homologação
Tecnologia

Tectoy pode ser multada por vender carregador sem homologação

publisherLogo
Tecmundo
23/05/2022 15h27
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15017960/original/open-uri20220523-19-6023uw?1653320876
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou à Tectoy  que dê explicações sobre a venda do carregador Power Bank XCharge no Brasil, produto que não possui homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ). A empresa terá cinco dias para se justificar, contados a partir desta segunda-feira (23).

Conforme a decisão publicada no Diário Oficial da União, a empresa terá que esclarecer, à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), o motivo de iniciar a comercialização do item sem a devida autorização da agência reguladora. A falta de “esclarecimentos convincentes” pode levar à aplicação de uma multa diária de R$ 50 mil.

Ainda segundo o MJSP, o produto em questão, o Power Bank 995810071846 - XCharge, não possui permissão para ser vendido pela internet. A proibição vale tanto para o site da Tectoy como também para qualquer outro e-commerce ou página especializada em tecnologia.

O power bank não aparece no site da Tectoy, após a solicitação do Ministério da Justiça.O power bank não aparece no site da Tectoy, após a solicitação do Ministério da Justiça.

Se não cumprir as determinações, a companhia será obrigada a suspender imediatamente a comercialização da bateria portátil no mercado nacional. Mas em visita ao site da Tectoy ainda hoje não encontramos o power bank em questão, como mostra a imagem acima, sugerindo que a venda já foi suspensa.

Riscos para o consumidor

De acordo com o comunicado da Senacon, a venda de produtos sem homologação da Anatel  representa riscos para a “saúde e a segurança do consumidor”. O órgão alerta ainda sobre a possibilidade de choques, superaquecimento e até mesmo a explosão do carregador portátil .

Pela decisão da secretaria, a Tectoy terá que informar todos os produtos que foram vendidos, quantos já chegaram aos consumidores e a quantidade de carregadores mantidos em estoque no momento. Com essas informações, a Senacon afirma ser possível avaliar a extensão dos danos.

Os consumidores que adquiriram o carregador da Tectoy e se sentiram lesados poderão registrar reclamação no site Consumidor.gov.br , serviço público e gratuito que permite a interlocução entre clientes e empresas . A secretaria também recomenda procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também