The Batman: o que é um filme noir?
Tecmundo
The Batman, dirigido por Matt Reeves, segue conquistando os espectadores, sobretudo pela atmosfera sombria construída em torno do herói da DC. Protagonizado por Robert Pattinson, o filme mostra o Cavaleiro das Trevas investigando a conduta de um assassino em série que vive deixando pistas para intrigar as autoridades.
Por esse motivo, a produção vem sendo descrita por alguns críticos como um "Noir Épico". Mas você sabe o que isso significa? Neste texto, abordaremos alguns aspectos da história do cinema para compreender esse termo. Aproveite!
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)
Filme Noir: de onde surgiu esse termo?
No final dos anos 1930, Hollywood estava vivendo o que convencionou chamar de Era de Ouro. Naquela época, o cinema clássico dominava as narrativas de todas as produções e grandes obras foram criadas.
Mesmo com o nascimento do Technicolor, que dava cores muito vivas aos projetos, alguns cineastas ainda achavam que a tendência era utilizar tudo aquilo que as películas em preto e branco poderiam oferecer.
Obviamente, a ideia dos principais estúdios era obter lucro de todas as formas possíveis. E, ao encontrar uma tendência cinematográfica, muitos apostaram alto em produções que garantiriam sucesso de público nas bilheterias.
Conforme o tempo foi passando, temáticas como espionagem, investigação e suspense policial ganharam força, sendo replicadas quase à exaustão.
À Beira do Abismo, de Howard Hawks, é considerado um dos melhores filmes noir. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)
E o que esses filmes tinham em comum? Para baratear os custos de realização, os cenários eram construídos quase que integralmente em estúdio. Além da fotografia em preto e branco, algumas texturas foram criadas a partir das sombras e o uso dos cigarros se tornou muito comum durante os diálogos.
Dessa maneira, a fumaça, a escuridão e a atmosfera sombria das histórias criou o que os franceses chamaram de Noir (Preto, em uma tradução livre). O primeiro a utilizar o termo foi o crítico Nino Frank, em 1946, ao fazer um paralelo desse tipo de filme com livros de Gallimand, um grupo editorial francês que trazia narrativas repletas de dinamismo.
Como The Batman se conecta ao Filme Noir?
Outros elementos também se tornaram marcantes nos filmes noir, mesmo que os cineastas que mais estiveram ligados ao "movimento" não tivessem tanta consciência dessas construções estilísticas — algo que, posteriormente, os historiadores passaram a analisar.
Entre eles, podemos destacar a presença da Femme Fatale, uma mulher ousada que sempre está presente na trama para confundir ou se aliar ao protagonista, e também uma investigação que pode ser bastante perigosa.
Sabendo de tudo isso, podemos pensar que The Batman se encaixa em alguns desses requisitos, certo? Zoë Kravitz e sua Selina Kyle, a Mulher-Gato, certamente poderia ser a Femme Fatale da produção, assim como a escuridão desenvolvida pela equipe do diretor de fotografia Greig Fraser encaixou-se adequadamente à paleta de cores de Matt Reeves.
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)
Há também muitas texturas luminosas que contrastam de um jeito interessante à narrativa. Tudo isso, em essência, esteve ligado às raízes do Expressionismo Alemão — este, sim, um movimento que marcou a História do Cinema. Além dessas perspectivas, é preciso falar que o enredo investigativo desenvolvido pelos roteiristas Peter Craig e Matt Reeves se aproxima em muitos aspectos dos filmes noir.
Bruce Wayne (de Robert Pattinson) atua como o investigador que está interessado em descobrir quem está por trás de todos os crimes chocantes. Existe uma crescente intensa presente na narrativa, que envolve os espectadores de um jeito surpreendente.
Nesses momentos é que o épico se funde ao Noir, pois há sequências que mostram ao público tudo aquilo que esse personagem tem a oferecer.