Vídeo imersivo permite tour na Estação Espacial Internacional
Tecmundo
Em órbita desde o final de 1998, a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em ingles) é uma grande conquista da humanidade. Só neste ano ela já foi cenário de filme russo, laboratório no espaço – palco de experiências como edição genética com CRISPR e estudos da fertilidade após longos períodos de exposição à radiação – e hospedagem de turistas espaciais.
Agora, você também vai poder conhecê-la por dentro, já que o astronauta francês Thomas Pesquet fez vídeos imersivos da ISS e postou na internet.
No vídeo de 54 segundos, publicado no canal da Agência Espacial Europeia (ESA), é possível acompanhar Pesquet flutuando pelos corredores da estação ou rotacionar a câmera em qualquer direção que o espectador queira, para uma visão completa do local.
Veja o tour em vídeo pela ISS:
Se você ficou com vontade de conhecer o espaço, saiba que não é barato. A passagem para um voo suborbital, como o que é oferecido pela Virgin Galactic, custa em média US$450 milhões de dólares (mais de R$2,4 bilhões no câmbio da sexta-feira, 12).
Achou caro? Pois saiba que ele passa rápido e não chega na estação: dura pouco mais de uma hora e só vai até a fronteira que separa a atmosfera terrestre e o espaço, a menos de 100 quilômetros de altura. Isso é bem menos longe do que o local onde está a ISS, a cerca de 400 quilômetros de altitude, na órbita terrestre baixa.