Windows 11 ganha novo Explorador de Arquivos com abas
Tecmundo
Durante um evento focado no trabalho híbrido, realizado nesta terça-feira (5), a Microsoft anunciou uma série de novidades para o Windows 11. Entre elas há o novo Explorador de Arquivos, que vem sendo testado em versões beta e agora é baseado em abas. A ideia é que o aplicativo seja mais interativo e organizado.
De acordo com Panos Panay, Chief Product Officer (CPO) da Microsoft, o novo Explorador de Arquivos vem para "ajudar os usuários do Windows a serem mais eficientes e produtivos". Com ele, o sistema poderá centralizar todas as abas do explorador em uma única janela, evitando abrir mais de uma vez o aplicativo para acessar arquivos de diferentes espaços.
O Explorador de Arquivos terá um botão de "+" para abrir uma nova aba numa mesma janela.
O novo design do Explorador de Arquivos também permite acessar, assim como atualmente, os documentos recentes e traz uma opção para os "favoritos". Dessa forma, será possível "fixar arquivos e criar guias", reduzindo "para um o que costumava levar seis cliques até chegar a um arquivo importante".
O novo Explorador de Arquivos
Com a chegada do novo visual do Explorador de Arquivos, os usuários terão uma "tela inicial" ao abrir o aplicativo. Nela, será possível conferir as abas de "Acesso rápido", "Favoritos" e "Recentes". Alguns arquivos e contatos também poderão ser recomendados com base no contexto de uso a partir da tecnologia Context IQ.
A novidade também traz a visualização no aplicativo de sugestões de conteúdos para a nuvem. Tal qual, será possível visualizar e adicionar arquivos compartilhados com outros usuários, uma experiência focada essencialmente no trabalho híbrido.
Explorador de Arquivos do Windows 11 também terá um modo noturno.
Apesar de anunciar e, inclusive, mostrar o novo software, a Microsoft não detalhou quando ele estará disponível para todos os usuários. A expectativa é de que a atualização que traga o novo recurso esteja disponível ainda neste ano no Windows 11 22H2. Também não está claro se a Microsoft vai levar o novo Explorador de Arquivos ao Windows 10.