Home
Tecnologia
Amazon não permitirá mais transferir livros do PC para o Kindle
Tecnologia

Amazon não permitirá mais transferir livros do PC para o Kindle

publisherLogo
Tecmundo
15/02/2025 19h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16464031/original/GettyImages-1215369523?1739653530
©Adam Berry/Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A partir de 26 de fevereiro, donos do Kindle poderão baixar seus livros apenas pela rede Wi-Fi. Embora seja a forma mais comum de ter os e-books, isso significa que não será mais possível transferir os livros baixados no computador e passá-los manualmente para o Kindle por meio de uma conexão USB.

A transferência de arquivos do PC para o Kindle é tediosa, mas tem muitos propósitos. Os usuários baixam, individualmente, seus livros por meio do site Amazon e enviam os arquivos para o dispositivo, além de terem a possibilidade de salvar os livros eletrônicos em pastas para que eles não se percam.

Inclusive, poder salvar os livros como cópias offline é algo benéfico para os usuários, já que as cópias guardadas na nuvem dos serviços de streaming de dados, como a base de dados da Amazon, podem desaparecer

Em 2023, muitos e-books do escritor Roald Dahl, como A Fantástica Fábrica de Chocolate, foram automaticamente atualizados para versões modernas com linguagem moderna e censura de palavras sem o consentimento dos usuários.

amazon_kindle1.jpg
Mensagem de aviso aparece na aba de livros eletrônicos da Amazon (Imagem: Amazon/Reprodução)

Pirataria pode ter desencadeado remoção

Além das possibilidades de salvamento offline, a transferência USB para o Kindle também permite que os usuários alterem o formato do e-book. O Kindle possui um formato próprio para os livros, mas é possível exportar o conteúdo para outras extensões, permitindo a visualização em aplicativos terceirizados ou até mesmo no computador, celular e outros e-readers.

Isso também abria uma brecha para livros pirateados, visto que a transferência via USB possibilita enviar livros baixados ilegalmente da internet. Talvez, esse tenha sido um dos motivos que levaram a Amazon a adotar o download integral via rede Wi-Fi.

Mesmo assim, a Amazon não se pronunciou sobre o fim da ferramenta ainda, e só avisou sobre a mudança em sua página oficial.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também