AMD: tecnologias que auxiliam entrada de brasileiros nos eSports
33giga
Os esportes eletrônicos, também conhecidos como eSports, experimentaram um crescimento em todo o mundo. Uma tendência da qual o Brasil não é exceção, considerando que, de acordo com a Pesquisa Game Brasil 2024, desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers, cerca de 3 em cada 4 brasileiros jogam online. O País é o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial, movimentando cerca de R$ 12 bilhões ao ano. A expectativa é que até 2026 este número chegue a R$ 13 bilhões. Em particular, cada vez mais pessoas estão aderindo a essa forma de competição virtual graças aos avanços tecnológicos que democratizaram o acesso a jogos competitivos de alto nível.
Nos últimos anos, empresas como a AMD – especializada em computação adaptativa e de alto desempenho – têm tido um papel fundamental na expansão da indústria gaming. Através de seus processadores AMD Ryzen, das placas gráficas AMD Radeon, além do desenvolvimento de tecnologias exclusivas para a comunidade gamer, a empresa disponibiliza para milhões de jogadores ferramentas que potencializam a experiência em jogos, oferecendo um melhor desempenho a custos acessíveis.
Componentes que se adaptam às necessidades de vários tipos de jogadores
Tanto amadores quanto profissionais encontram nos processadores AMD Ryzen uma ampla gama de opções projetadas para maximizar a experiência de jogo, mesmo nos títulos mais exigentes. As arquiteturas "Zen 4" e "Zen 5" desses processadores são ideais para jogos competitivos, pois oferecem alto desempenho sem comprometer a eficiência energética. Além disso, graças a tecnologias como a AMD 3D V-Cache – que aumenta significativamente os FPS nos jogos – e a compatibilidade com as plataformas AM4 e AM5, esses processadores se tornam a escolha perfeita para os gamers que buscam atualizações fáceis e uma excelente relação custo-benefício em seus equipamentos.
Por sua vez, as placas gráficas AMD Radeon são essenciais para proporcionar uma experiência de jogo imersiva a qualquer pessoa. Através de tecnologias como a AMD FreeSync, os jogadores que utilizam esses componentes podem desfrutar de imagens fluidas e sem distorções, permitindo que seu talento seja o foco principal ao competir com outros jogadores. Além disso, estas placas gráficas oferecem um excelente desempenho em altas resoluções, possibilitando aos jogadores que não desejam sacrificar a qualidade visual em prol do desempenho, a opção de jogar competitivamente em telas 4K e com altas taxas de atualização.
Soluções de software otimizado para levar o desempenho ao próximo nível
"Na AMD, além de oferecermos uma ampla variedade de componentes, também disponibilizamos soluções de software que aprimoram o desempenho dos processadores e placas gráficas. Essas tecnologias inovadoras maximizam as capacidades desses componentes, proporcionando novas possibilidades durante o jogo. Um exemplo é o software AMD Adrenalin, uma ferramenta poderosa que permite aos jogadores ajustar todas as configurações de seus equipamentos para otimizar a experiência e o desempenho, e até mesmo capturar os momentos mais emocionantes do jogo", explica Patrícia Lenny, head de GPU da AMD Brasil.
Adicionalmente, tecnologias como a FidelityFX permitem que jogadores com sistemas de desempenho básico ou intermediário melhorem a qualidade gráfica de suas experiências sem prejudicar o desempenho, permitindo que desfrutem de seus jogos favoritos da melhor maneira possível.
Apoio à comunidade de eSports no Brasil e na região
A AMD não apenas fornece hardware e software de qualidade, mas também apoia ativamente as comunidades de eSports no Brasil e no mundo. Com a plataforma URGAME, apresentada em 2023, os amantes de games online podem acessar uma comunidade digital onde encontrarão as últimas notícias sobre seus títulos favoritos, novos produtos, eSports e que podem ser recompensados por sua participação, interação e fidelidade com outros jogadores. Da mesma forma, a AMD também tem uma comunidade em seu site, em que especialistas resolvem dúvidas técnicas, discutem temas em tendência sobre a indústria de jogos e ajudam a resolver problemas que os gamers possam estar tendo com seus dispositivos e componentes.