Armazenamento móvel: SSDs podem auxiliar o uso de celulares
33giga
Diariamente, o mundo já gera aproximadamente 2,5 quintilhões de dados, conforme informações de 2023 coletadas pela IBM. A tendência é de crescimento exponencial dessas informações, que incluem fotos, vídeos, jogos, músicas e outros arquivos, podendo sobrecarregar dispositivos de armazenamento, como os celulares, e resultar em lentidão nos equipamentos.
Nesse cenário, os Solid State Drives (SSDs) surgem como solução prática e adaptável para otimização, oferecendo maior eficiência e capacidade de armazenamento.
Com a crescente demanda por desempenho e a necessidade de armazenamento robusto e confiável, a adoção de SSDs em dispositivos móveis representa um upgrade valioso que atende às expectativas dos consumidores modernos.
Um disco deste tipo pode transformar significativamente a experiência do usuário em um celular, proporcionando melhorias em velocidade, durabilidade, eficiência energética e capacidade de armazenamento.
“SSDs utilizam memória flash para armazenar dados, o que permite acesso e transferência de informações de maneira muito mais rápida que os HDDs, que dependem de partes móveis", afirma Thiago Tieri, Gerente de Marketing da ADATA/XPG.
"Em um celular, isso se traduz em tempos de inicialização mais rápida, aplicativos que abrem quase que instantaneamente e uma navegação geral mais fluida. A diferença é especialmente notável em tarefas que exigem leitura e escrita intensiva de dados, como jogos, edição de vídeos e multitarefa", completa.
A eficiência energética é uma vantagem desse equipamento, já que os SSDs consomem menos energia em comparação com HDDs. Os SSDs utilizam memória flash para armazenar dados, o que permite acesso mais rápido, menor tempo de inicialização e maior resistência a choques.
Já os HDDs usam discos magnéticos giratórios para ler e gravar dados, resultando numa maior lentidão e menos duração de vida útil.
Além da velocidade, os SSDs são menos suscetíveis a danos físicos causados por quedas ou impactos, visto que a resistência a choques é importante para ajudar a proteger as informações armazenadas e prolongar a vida útil do aparelho.
A capacidade de armazenamento é também um ponto a considerar. Os avanços na tecnologia de SSD permitiram a criação de unidades com capacidades cada vez maiores, oferecendo aos usuários a possibilidade de armazenar mais dados, aplicativos, fotos, vídeos e outros conteúdos em seus dispositivos móveis sem sacrificar o desempenho.
“Com essas melhorias, os dispositivos móveis tornam-se mais versáteis e eficientes, capazes de atender às exigências específicas de diversos perfis de usuários", aponta Tieri. "Desde influenciadores que necessitam de espaço para armazenar e editar grandes volumes de conteúdo multimídia, até editores de vídeo que demandam rapidez e capacidade de processamento para trabalhar com alta qualidade e fluidez."
Essas inovações, de acordo com o executivo, não apenas melhoram a experiência do usuário final, mas também aumentam a produtividade de profissionais criativos, permitindo-lhes trabalhar de forma mais eficaz em qualquer lugar.
Além da utilização em celulares, os SSDs externos podem ser usados em câmeras de vídeos ou fotos, consoles de videogames, computadores de mesa ou notebooks, facilitando as tarefas do dia a dia de muitos profissionais e usuários domésticos.
No caso dos consoles, por exemplo, o componente permite, ainda, a instalação de um jogo diretamente nele, ou seja, sem que o videogame perca desempenho ou apresente grandes demoras no carregamento.
Ele também diminui a possibilidade lags durante as partidas on-line e falhas gráficas. Por fim, é possível destacar que o SSD pode ser transportado no bolso, levando todo o backup de fotos vídeos e documentos para qualquer lugar, o que possibilidade acesso offline em qualquer device compatível.