Home
Tecnologia
Crescimento do mercado de smartphones usados ultrapassa o de aparelhos novos
Tecnologia

Crescimento do mercado de smartphones usados ultrapassa o de aparelhos novos

publisherLogo
33giga
25/07/2024 19h06
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16305763/original/open-uri20240729-55-1hmkysl?1722272929
©iStock/kyonntra
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O mercado de smartphones usados está em crescimento ao redor do globo. Seja por razões econômicas, seja por sustentáveis, adquirir um dispositivo seminovo tem se tornado uma opção atraente para muitos usuários. Estima-se que, até 2027, esse mercado ultrapassará 430 milhões de unidades, representando um crescimento de 8,8%, em comparação a 2022.

Conforme a International Data Corporation (IDC), empresa que fornece consultorias e estimativas sobre os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo, o crescimento anual da categoria foi de 7,8% no primeiro trimestre de 2023. Apesar das dificuldades macroeconômicas globais, a demanda por smartphones usados continua em alta.

A IDC revelou ainda que o setor de aparelhos novos registrou uma queda de 3,5% em 2023. Esse declínio foi motivado por fatores como a diminuição da procura, a inflação e questões políticas que impactaram a economia global. Em contraste, o mercado de smartphones usados apresentou crescimento de até 10% no mesmo período.

Embora esses dados sejam positivos, em comparação com o setor de aparelhos novos, o crescimento do mercado de aparelhos secundários tem diminuído ao longo dos anos, com queda total de aproximadamente 2,7%. De acordo com Anthony Scarsella, gerente de pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, a queda no crescimento do mercado de smartphones usados se deve, em parte, à falta de estoque nas revendas.

"Apesar do crescimento de quase 10%, o mercado secundário está mostrando sinais de desaceleração, devido a uma verdadeira falta de estoque", afirma Scarsella. "Os varejistas de telefones secundários estão ávidos por estoque, já que o mercado de ponta continua escasso, devido aos clientes apenas segurarem seus dispositivos. Também será testemunhado um novo mercado, no qual as remessas caíram 3,5% em 2023", acrescenta.

Preferência dos usuários

Assim como no mercado de produtos novos, alguns modelos de smartphones usados são preferência dos usuários. De acordo com um ranking feito pela Trocafone e divulgado pela Forbes, a Apple ocupa diversas posições da lista de aparelhos seminovos preferidos dos brasileiros.

O ranking aponta o iPhone usado de diferentes modelos como o preferido dos compradores, entre eles, iPhone 11, iPhone 7 Plus e iPhone 8 Plus. Além disso, versões como Galaxy A10s, Galaxy S21 5G e Galaxy A10, da empresa sul-coreana Samsung, também aparecem entre as 10 primeiras posições da lista.

O que classifica um smartphone recondicionado?

A IDC define um dispositivo como recondicionado quando ele foi utilizado por um usuário e descartado em pontos de coleta. Diferentemente dos aparelhos considerados de "segunda mão", um dispositivo recondicionado passa pela análise de profissionais qualificados, em que são realizados reparos de peças e softwares, e posteriormente colocados no mercado, por meio de revendas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também