Home
Tecnologia
Guia de compras: qual é o smart robô aspirador ideal para seu perfil?
Tecnologia

Guia de compras: qual é o smart robô aspirador ideal para seu perfil?

publisherLogo
33giga
05/06/2024 12h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16243315/original/open-uri20240605-56-nz690t?1717596203
©Divulgação/Positivo Casa Inteligente
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Muitas famílias buscam soluções que ofereçam uma rotina domiciliar mais prática, cômoda e conectada. Entre outras opções de dispositivos inteligentes, os smart robôs aspiradores destacam-se como grandes aliados para manter os lares limpos e organizados, sem comprometer o tempo dos usuários – já que são capazes de realizar o trabalho de higienização mesmo na ausência das pessoas, proporcionando uma experiência eficiente e conveniente. Diante desse cenário, Rafael Sczcepanik, gerente de negócios da Positivo Casa Inteligente, destaca os principais critérios a serem considerados por usuários na escolha do robô aspirador ideal para as suas necessidades e perfis.

“Existe uma grande variedade de produtos no mercado, e escolher o robô aspirador ideal para cada perfil de usuário é fundamental para que ele tenha uma boa experiência com o equipamento”, destaca Sczcepanik. “Modelos com conectividade inteligente, mapeamento por zonas, funcionalidade 3 em 1 (varrer, aspirar e passar pano), e autonomia de bateria são alguns dos diferenciais que devem ser considerados no momento da compra”, completa.

Casas com crianças e pets precisam de equipamentos com boa potência de sucção

Em lares com filhos pequenos ou animais de estimação é essencial ter um smart robô aspirador com maior potência de sucção, capaz de lidar com sujeiras mais pesadas. Isso porque, nestes casos, é comum encontrar pelos de bichos e migalhas de comida espalhadas pelo ambiente. Esse tipo de limpeza exige um motor robusto e sistemas de filtragem eficazes, e somente equipamentos bons nesse quesito levarão a resultados apropriados, além de não ficarem sobrecarregados.

“A capacidade de sucção dos robôs aspiradores é geralmente expressa em pascals (PA), sendo que 1.600 PA já é uma medida relativamente alta. Além disso, os dispositivos equipados com filtro HEPA, que retém até 99,9% das partículas que causam alergias, garantem uma limpeza melhor”, destaca Sczcepanik. “Com esses diferenciais, o usuário terá uma limpeza eficaz em diversos tipos de superfícies, como carpetes, tapetes, pisos duros e muito mais.”

A melhor autonomia de bateria para cada usuário depende do tamanho de sua casa

Os modelos de smart robô aspirador disponíveis no mercado têm autonomia de bateria que varia bastante. Esse é um fator muito importante para se atentar no momento da compra – principalmente para usuários que têm áreas muito grandes ou muito pequenas para limpar.

“Um robô com maior autonomia pode fazer todo o trabalho com uma única carga, sem precisar interromper a tarefa para recarregar, o que é especialmente importante em casas grandes ou com muitos obstáculos. Isso aumenta a praticidade, e pode ajudar o consumidor a programar o dispositivo para cumprir suas tarefas em horários específicos, por exemplo, quando os moradores não estão em casa”, destaca o especialista da Positivo Casa Inteligente.

Muitos modelos têm a capacidade de retornar automaticamente à base de carregamento quando a bateria está baixa e, após a recarga, retomar a limpeza exatamente de onde pararam. Esse diferencial também garante uma cobertura completa e contínua, mas torna a função mais demorada, a depender da área a ser coberta. “A maior duração da carga ainda possibilita a realização de tarefas de limpeza mais intensivas ou prolongadas, como áreas com muitos pelos de pets. Menos interrupções para recarga significam que o robô pode operar de forma mais autônoma, reduzindo a necessidade de intervenção manual e manutenção por parte do usuário”, acrescenta.

Navegação inteligente e ideal para usuários que não têm familiaridade com tecnologia

Para consumidores que desejam máxima praticidade e conforto, e não têm tempo ou paciência para programar manualmente as áreas da casa que o robô aspirador deve limpar, a navegação inteligente é uma característica essencial. Essa tecnologia é baseada em sensores avançados que mapeiam o ambiente e direcionam a navegação de forma eficiente, evitando obstáculos e garantindo uma cobertura completa do espaço. Mais do que facilitar a limpeza, é uma característica que aumenta a autonomia do dispositivo, já que evita que ele fique preso ou limitado por barreiras, como móveis, degraus e outros objetos.

“O usuário que não tem afinidade com tecnologia ou simplesmente quer ter o mínimo trabalho possível deve priorizar um smart robô aspirador equipado com sensores avançados”, explica Sczcepanik. “Com essa tecnologia, o usuário só precisa deixar o produto fazer seu trabalho. Claro, se ele quiser personalizar a experiência, também pode selecionar cômodos específicos, criar barreiras virtuais para que o dispositivo não entre em determinados pontos da casa e até sincronizar seu funcionamento com outros aparelhos inteligentes”, complementa.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também