Meta AI: conheça a inteligência artificial de Facebook, WhatsApp e Instagram
33giga
Na última quinta-feira (18), a Meta anunciou atualizações da sua ferramenta de inteligência artificial, o Meta AI. Lançada em setembro de 2023 com exclusividade para o mercado norte-americano, agora, a plataforma está disponível em mais 13 países e integra todo o ecossistema de aplicativos do conglomerado. A nota oficial também informa que a plataforma passa a ser alimentada pelo modelo de linguagem Llama 3.
Funções do Meta AI
O Meta AI está integrado nas plataformas do ecossistema da Meta – Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger – como um chatbot assistente capaz de gerar conteúdos e fazer pesquisas.
Um exemplo no comunicado da empresa é o seguinte: “digamos que você esteja planejando uma viagem para esquiar no chat em grupo do Messenger. Usando a pesquisa no Messenger, você pode pedir ao Meta AI para encontrar voos de Nova York para o Colorado e descobrir os fins de semana menos movimentados para visitação”.
Os usuários também poderão criar imagens a partir da pesquisa. Segundo os dados oficiais, o conteúdo aparecerá assim que a pessoa começar a digitar – e mudará a cada poucas letras digitadas. Dá ainda para animar cenas estáticas – isto é, transformar as fotos em GIFs – a partir do comando “Animar”.
Como acessar a inteligência artificial
O acesso ao Meta IA está disponível através das barras de pesquisa e das janelas de bate-papo dos aplicativos por meio do comando @MetaAI. A partir da última quinta-feira (18), os países contemplados também passaram a poder utilizar o assistente via navegador, pelo endereço www.meta.ai.
Os usuários ainda poderão acessar a inteligência artificial quando estiverem navegando pelo feed do Facebook. É possível solicitar mais informações sobre determinada publicação. Por exemplo, se você se deparar com uma foto da aurora boreal na Islândia, poderá perguntar qual é a melhor época do ano para visualizar o fenômeno.
Disponibilidade
Além dos Estados Unidos, o Meta AI chega aos seguintes países: África do Sul, Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nigéria, Nova Zelândia, Paquistão, Singapura, Uganda, Zâmbia e Zimbabué. Vale ressaltar que a ferramenta está disponível apenas na língua inglesa.
A Meta não divulgou uma janela de lançamento da inteligência artificial em outros países, incluindo o Brasil.