Home
Tecnologia
'Segunda lua'? Fenômeno acontece na Terra ainda neste mês
Tecnologia

'Segunda lua'? Fenômeno acontece na Terra ainda neste mês

publisherLogo
Anamaria
20/09/2024 22h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16353746/original/open-uri20240920-18-1qz0g0h?1726872770
©Unsplash/NASA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Terra terá uma visita especial a partir de 29 de setembro: uma 'segunda lua'! Esse fenômeno intrigante é resultado da passagem do asteroide 2024 PT5, como revelou uma pesquisa da Universidad Complutense de Madrid publicada na edição de setembro do periódico Research of the AAS, da Sociedade Americana de Astronomia. Saiba mais sobre o fenômeno!

Entenda a 'segunda lua'

Essa 'segunda lua' não é um satélite permanente, mas sim um asteroide que ficará conosco por pouco tempo, apenas até 25 de novembro.

O 2024 PT5 foi registrado pela primeira vez em 7 de agosto, pelo sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), que tem a missão de monitorar possíveis impactos terrestres, sob a supervisão da NASA e da Universidade do Havaí.

O asteroide, com cerca de 10 metros de largura, foi fotografado por telescópios na África do Sul, mas sua pequena dimensão o tornará difícil de ser visto a olho nu.

Devido as dimensões, será difícil ver a 'segunda lua' a olho nu
Devido as dimensões, será difícil ver a 'segunda lua' a olho nu - Unsplash/Chris Henry

 

Durante todo o mês de agosto, o ATLAS coletou informações sobre sua trajetória, e os cientistas espanhóis concluíram que ele será atraído pela gravidade da Terra, orbitando ao nosso redor por 53 dias.

Satélite temporário

O 2024 PT5 faz parte do Cinturão de Asteroides de Arjuna, que orbita o Sol a uma distância de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

Devido a perturbações gravitacionais, esse asteroide se aproxima da Terra, podendo passar a apenas 4,5 milhões de quilômetros de distância e em uma velocidade de cerca de 3.540 km/h.

Carlos de La Fuente Marcos, pesquisador que compartilhou suas descobertas com o site Space.com, explicou que, nessas condições, a energia do asteroide se torna negativa, permitindo que ele se transforme em uma lua temporária da Terra. Porém, ele não completará uma órbita inteira.

Existem dois tipos de eventos de "miniluas": os de longa duração, que podem durar anos, e os de curta duração, como o 2024 PT5, que estará conosco por semanas. Embora seja mais comum observar as miniluas de curta duração, os eventos que se estendem por anos são bastante raros.

Embora o 2024 PT5 não possa ser admirado a olho nu, será amplamente fotografado por telescópios durante sua passagem. Prepare-se para esse espetáculo astronômico e acompanhe a 'segunda lua' que promete encantar a todos nós!

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também