Enorme exoplaneta recém-nascido é descoberto pela NASA
Aventuras Na História
Uma pesquisa publicada no periódico Nature em 20 de novembro trouxe detalhes inéditos sobre IRAS 04125+2902 b, um exoplaneta recém-nascido com apenas 3 milhões de anos.
O estudo, liderado pela astrônoma Madyson G. Barber, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, revelou que esse jovem planeta foi detectado na Nuvem Molecular de Touro, um local ativo de formação estelar situado a cerca de 430 milhões de anos-luz da Terra.
De acordo com o portal Galileu, a descoberta utilizou o método de trânsito, que mede a oscilação da luz de uma estrela quando um planeta passa à sua frente. Apesar de planetas jovens geralmente estarem escondidos dentro de discos de destroços, o IRAS 04125+2902 b foi exposto devido à curvatura inesperada desses discos, permitindo que o telescópio TESS da NASA capturasse suas características.
Detalhes
O exoplaneta, ainda quente e brilhante devido à sua formação recente, tem uma massa estimada em um terço da de Júpiter e um diâmetro semelhante ao do gigante gasoso. Segundo os pesquisadores, isso indica uma baixa densidade e uma atmosfera inflada. "Então esse mundo provavelmente não é um gigante gasoso como Júpiter. Em vez disso, pode ser um planeta cuja atmosfera encolha com o tempo", destacou a NASA em comunicado.
Com o passar dos anos, IRAS 04125+2902 b pode se transformar em um mininetuno gasoso ou em uma super-Terra rochosa — dois tipos de planetas comuns na Via Láctea, embora ausentes no sistema solar.
+ Confira aqui a pesquisa completa.