A história por trás do wallpaper do Windows XP, o mais famoso do mundo
Aventuras Na História
O papel de parede “Bliss” (ou “Alegria”, em português), que se tornou icônico após ser escolhido como padrão do sistema operacional Windows XP, tem uma história interessante por trás.
A foto foi tirada pelo fotógrafo americano Charles O’Rear em 1996, na região de Sonoma, Califórnia, nos Estados Unidos. Ele estava a caminho da casa de sua namorada quando decidiu parar para registrar o cenário, justamente em um local de cultivo de uvas, ainda em época ensolarada, que o impressionou por sua beleza.
A imagem foi registrada por uma câmera Mamiya RZ67 e mostra um campo verdejante com um céu azul repleto de nuvens brancas, sendo vendida para a agência Corbis, que licenciou a fotografia para diversas empresas. Em 2000, a Microsoft adquiriu os direitos de uso da imagem em alta definição e a escolheu como padrão de papel de parede do Windows XP, que foi lançado em 2001.
Desde então, o papel de parede se tornou um dos mais reconhecidos do mundo, aparecendo em milhões de computadores em todo o planeta. A imagem, que transmite uma sensação de tranquilidade e harmonia, se tornou um símbolo da popularidade e do sucesso do Windows XP.
Depois da foto
Apesar de sua fama, o fotógrafo Charles O’Rear disse que nunca imaginou que sua fotografia se tornaria tão popular. Em entrevista ao jornal Sydney Morning Herald, ele afirmou que ficou surpreso ao ver a imagem em um computador de um amigo com o sistema operacional Windows XP instalado.
Se eu soubesse o quão popular ela se tornaria e quantos computadores estariam com ela, eu teria feito um trato e comentado ‘apenas me dê alguns centavos para cada vez que ela for vista’. Isso seria um negócio melhor”, brincou ao veículo.
Atualmente, O’Rear não tem mais os direitos sobre a imagem, que pertencem à Microsoft. Ele também não recebeu royalties pelo uso da fotografia, já que a empresa adquiriu os direitos de uso exclusivo da imagem.
Ao longo os anos, o local tornou-se um ponto caçado por outros fotógrafos e entusiastas, que chegaram a marcá-lo no Google Maps. Pelo Google Street View, é possível ver o cenário atualmente, porém, bem menos verdejante e ensolarado, mostrando que O’Rear teve um clique de sorte.
Por fim, o papel de parede continua a ser um dos mais icônicos da história da informática e é lembrado com carinho por muitos usuários do Windows XP, que o associam a uma época de mudanças e avanços tecnológicos.